logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Embrapa: Curso gratuito aborda produção orgânica de frutas

O pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (RJ), fará palestra sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura na próxima terça-feira (21), às 9h, pelo canal da Embrapa no YouTube. O evento faz parte da Capacitação em Fruticultura Tropical, realizada pela Embrapa Cerrados (DF), Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

A fruticultura orgânica é um setor em crescimento no Brasil. Segundo Rosa, vários fatores contribuem para essa expansão. Um deles, assinala, é a busca por alimentos mais saudáveis, tendência que tem sido observada em muitos países. “Há uma demanda crescente de consumidores que buscam frutas livres de resíduos agroquímicos e produzidas dentro de um sistema em que os consumidores possam contribuir para a geração de renda para os agricultores familiares.”

Em geral, os sistemas orgânicos têm maior organização da cadeia produtiva e são adotados por agricultores familiares ou empresariais, organizados em associações ou cooperativas, o que facilita a regulamentação de seus sistemas.

Outros aspectos que estão impulsionando esse tipo de cultivo são a criação de políticas públicas que apoiam a adoção de práticas de agricultura conservacionista e estimulam o uso de insumos biológicos e fontes naturais e a própria opção dos produtores rurais por um sistema mais saudável do ponto de vista ambiental.

“Empresas que trabalham com processamento de frutas para exportação e frutas frescas estão buscando cada vez mais agricultores que praticam esse modelo de agricultura”, pontua Rosa.

A economia também tem favorecido essa opção. A alta do preço de produtos importados, com preços calculados em dólar, está fortalecendo pequenas cadeias regionalizadas de insumos agrícolas, associadas à produção orgânica.

Todos esses fatores têm levado à maior adesão dos produtores pelos sistemas orgânicos.

Outras palestras

A primeira palestra técnica da capacitação teve o tema Maracujá: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) em 29 de junho.

A capacitação Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentada por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra ocorreu no dia 27 de julho com o pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado.

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho (RS). No dia 20, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (RS), apresentou conteúdos sobre Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

Na última palestra, o assunto tratado foi Frutas temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido (PE).

Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:

Fruteiras nativas: sistemas de produção – Ailton Pereira (Embrapa Cerrados) – 5 de outubro

Banana: cultivares, sistemas de produção e mercado – Edson Amorim (Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 19 de outubro

Abacate: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 2 de novembro

Goiaba: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 16 de novembro

Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção – Fábio Faleiro (Embrapa Cerrados) – 30 de novembro

Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado – Aristóteles de Matos – Embrapa Mandioca e Fruticultura) – 14 de dezembro

Manga: instruções técnicas para cultivo comercial – Tadeu Graciolli (Embrapa Cerrados) – 18 de janeiro de 2022

Serviço

Palestra: Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura

Quando: 21 de setembro, às 9h

Onde: Canal da Embrapa no YouTube

Fonte: Da Embrapa Cerrados