logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Porto do Pecém reinicia serviço de exportação de frutas frescas para a Europa

Resultados da última safra 2020/2021 colocaram o terminal cearense na liderança do embarque de frutas frescas para o exterior

O terminal portuário do Pecém reiniciou nessa quinta-feira (02) o serviço de exportação da safra de frutas frescas produzidas no nordeste brasileiro. Pouco antes das 20h desta quinta-feira (2), o navio MSC Caterina atracou no terminal de múltiplas utilidades (TMUT) do Porto do Pecém para carregar melões, mangas e uvas em direção à Europa.

No primeiro embarque estão sendo enviados aproximadamente 260 contêineres refrigerados (reefers) para o continente europeu através da linha NWC, operada pela MSC (Mediterranean Shipping Company) e que cobre sete portos em seis países da Europa: Porto de Roterdã/Holanda; Porto de Londres/Inglaterra; Porto de Bremerhaven/Alemanha; Porto de Hamburgo/Alemanha; Porto de Antuérpia/Bélgica; Porto de Le Havre/França; e Porto de Sines/Portugal.

As frutas embarcadas no Porto do Pecém são oriundas de 40 produtores localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, mais especificamente no Vale do Rio São Francisco. São 15 grupos produtores de melão e outros 35 grupos produtores de manga e uva, frutas que em alguns casos chegam a ser colhidas horas antes do embarque no terminal cearense.

“O embarque de frutas é uma das principais operações do Porto do Pecém, um terminal que tem localização estratégica para o sucesso desse tipo de movimentação. Saindo daqui as frutas produzidas no nordeste chegam mais rapidamente aos Estados Unidos e a Europa. Por isso, a simples manutenção desse serviço, em meio a uma pandemia, já é motivo de celebração para todos nós que estamos envolvidos nesse processo importante para a fruticultura brasileira”, enfatiza Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém.

De acordo com a consultoria Datamar, nos oito meses da última safra, entre Agosto/2020 e Março/2021, o Porto do Pecém liderou a exportação de frutas frescas no Brasil:

Porto do Pecém – 31,68% / 21.928 TEU´s

Porto de Natal – 24,15% / 16.717 TEU´s

Porto de Fortaleza – 18,91% / 13.092 TEU´s

Porto de Salvador – 12,22% / 8.458 TEU`s

Porto de Santos – 7,34% / 5.083 TEU´s

“Nós operamos no Pecém desde a inauguração do porto cearense, mas até 2016 não tínhamos esse serviço de frutas aqui. Foi então que resolvemos fazer um investimento robusto, acreditando na localização estratégica do Pecém. É um terminal que nos oferece qualidade e segurança, onde 100% das frutas são pesadas e escaneadas, ou seja, são condições que favorecem e viabilizam esse serviço de exportação”, afirma Daniel Soares – gerente da MSC Fortaleza.

Hoje, as frutas embarcadas no Porto do Pecém são consumidas, principalmente, na Holanda e Reino Unido. Mas outros países também consomem a produção nordestina através dos três serviços de exportação de frutas, operados atualmente pelas seguintes companhias de navegação: MSC, Hapag Group e Maersk Group:

– Serviço Europa: linha NWC via MSC/Hapag Group

– Serviço Mediterrâneo: linha WMED via MSC/Hapag Group

– Serviço Estados Unidos: linha TANGO via Hamburg Sud/Maersk Group

MSC Caterina

O primeiro navio a operar o serviço da safra de frutas 2021/2022, do Pecém para a Europa, é um conteineiro construído em 2015 sob a bandeira de Portugal. Sua capacidade de carga é de 8.800 TEU´s e seu calado atual é de 10,7 metros. Seu comprimento total (LOA) é de 300 metros e sua largura é de 48,23 metros. As três primeiras datas da linha NWC já foram divulgadas:

1º Navio: 02/09

2º Navio: 08/09

3º Navio: 13/09

Fonte: Governo do Ceará