logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas participa na próxima semana de uma das maiores feiras internacionais de frutas

Fruit Attraction proporcionará reencontro comercial dos setores de frutas e vegetais

 

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participa na próxima semana de uma das maiores e mais importantes feiras internacionais de frutas do mundo, a Fruit Attraction. A décima terceira edição da feira será realizada de 5 a 7 de outubro, na Instituição de Feiras de Madrid, Espanha e contará com a presença de mais de 1.300 empresas expositoras de 44 países.

Abrafrutas participará juntamente com cerca de 25 associados que prometem apresentar as melhores e as mais saborosas frutas que existem no país. Diferentemente das outras edições, este ano não haverá degustação em função das medidas sanitárias vigentes para o evento.

Essa é a primeira edição presencial após o início da pandemia em 2020, que levou diversos países a fecharem fronteiras. Com a abertura, em especial da Espanha para pessoas vacinadas, este evento proporcionará o reencontro comercial dos setores de frutas e vegetais. Ano passado, a Fruit Attraction foi realizada durante todo o mês de outubro de forma online por meio da plataforma LIVEConnect.

Apesar das limitações causadas pela pandemia, a fruticultura brasileira registrou desempenho satisfatório ano passado. Segundo a Abrafrutas, em 2020 tiveram aumento de 6% em volume nas exportações de frutas, o que levou alcançarem a marca de mais de 1 milhão de toneladas de frutas exportadas. Em 2021, o ritmo não tem sido diferente, os números continuam crescentes. No primeiro semestre, os dados apontaram aumento de 40% em valor comparados ao semestre do ano passado, cerca de US$ 440,1 milhões de dólares, o que deixa produtores exportadores ainda mais animados preste a alcançar o primeiro bilhão de dólares em vendas de frutas ao mercado internacional.

De acordo com a Abrafrutas são boas as expectativas para a feira, pois irá proporcionar a retomada dos negócios presenciais.

“Mesmo com a mudança nas negociações devido ao formato utilizado durante este período de pandemia, não tivemos prejuízos e, sim, ganhos. Entretanto, a feira de modo presencial ainda é muito importante para os produtores, pois permite programarem as vendas nos próximos semestres diretamente com os compradores, analisarem de maneira mais precisa como estão sendo aceitas as frutas junto aos distribuidores, supermercados e grandes varejistas, em especial na Europa”, contou o diretor executivo da Associação, Eduardo Brandão.

Brandão conta que as questões logísticas no transporte de frutas será um tema muito pautada e discutido durante a feira que terá a participação de muitos representantes de empresas, de portos, armadores e etc.

A Abrafrutas estará presente com um estande institucional de 128mt² com programação de alguns eventos institucionais já marcados, como a visita do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci Neto.

Uva, manga, melão, abacate, maçã, banana, mamão, açaí, limão, lichia e tantas outras farão parte das variedades expostas no evento.

SOBRE A ABRAFRUTAS

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

 

Informações para Imprensa:

Telma Martes- Jornalista/ telma.martes@abrafrutas.ultramidia.com.br/ 61-21091635

 

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas