logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Complexo do Pecém participa de feira internacional de fruticultura

Uma das maiores feiras do mundo dedicadas à fruticultura, a Fruit Attraction 2021 foi encerrada na última quinta-feira (7), em Madri, na Espanha, após três dias de programação. Durante esse período, uma comitiva do Complexo do Pecém marcou presença no evento para acompanhar as novas tendências de mercado, trocar experiências com importantes agentes do setor e prospectar novos negócios para o Estado do Ceará, que é referência na exportação de frutas.

Formada pelo presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa; pela diretora comercial, Duna Uribe; pelo diretor de engenharia, Fábio Abreu; e pelo gerente de negócios portuários, Raul Viana, a comitiva do Complexo do Pecém também estreitou relações com atuais clientes durante os três dias de evento, que recebeu, ainda, diversos produtores de hortaliças, castanhas, produtos processados, sementes e flores.

Retorno celebrado

Para a diretora comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, a Fruit Attraction 2021 foi ainda mais especial porque marcou o retorno do time do Complexo do Pecém aos grandes eventos internacionais, de forma presencial, após mais de um ano e meio de limitações impostas pela pandemia. Segundo ela, o balanço do evento foi bastante positivo para o Pecém, superando todas as expectativas.

“Nosso balanço da Fruit Attraction, uma das principais feiras no segmento de frutas e agricultura do mundo, foi muito além de nossas expectativas. O evento contou com uma presença muito boa de exportadores, de armadores, de empresas de logística, além da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas (Abrafrutas). Tivemos um stand do Brasil e estamos felizes em apresentar e representar o Complexo do Pecém nessa importante feira”, destacou Duna.

Organizada pela Instituição de Feiras de Madrid (IFEMA) e pela Federação Espanhola das Associações de Exportadores de Frutas e Hortícolas (FEPEX), a Fruit Attraction chegou a sua 13ª edição em 2021. No ano passado, a feira foi realizada em formato online e reuniu 95 mil visitantes de 140 países diferentes.

Especialidade local

A exportação de frutas é uma das maiores especialidades do Porto do Pecém, que possui três linhas regulares ligando o Nordeste ao exterior. No último dia 2 de setembro, inclusive, o terminal portuário cearense reiniciou a exportação de frutas frescas produzidas na região, tendo enviado à Europa, no primeiro embarque, cerca de 260 contêineres refrigerados (reefers) com melões, mangas e uvas, frutas oriundas de 40 produtores localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, mais especificamente no Vale do São Francisco.

“O Porto do Pecém possui uma larga experiência no transporte de frutas para diversos países ao redor do mundo. Essa nossa característica exportadora reforça a importância de estarmos em um evento como a Fruit Attraction, que reúne os principais representantes globais da fruticultura, segmento de grande importância não só para o Ceará, mas também para outros estados do Nordeste, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. Ao longo desses três dias, mantivemos contato com nossos clientes, conhecemos as novas tendências e mostramos o potencial de todo o Complexo do Pecém para prospectar novos negócios. O saldo foi extremamente positivo”, pontuou Raul Viana.

Fonte: Ceara.Gov