O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá entregar na próxima na quarta-feira (23) o Selo Mais Integridade para as empresas e cooperativas ganhadoras da quarta edição do prêmio. Na ocasião da Cerimonia, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) será homenageada, pois foi reconhecida como uma das detentoras do maior número de empresas premiadas nesta edição.
Criado em 2018, o Selo Mais Integridade reconhece as empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Dentre os objetivos estão: estimular a implementação de programas de integridade, ética e de sustentabilidade, em seu amplo espectro, seja econômico, social e ambiental, assim como, mitigar riscos de ocorrência de fraudes e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado ligado ao Agronegócio.
Nesta quarta edição algumas empresas receberão a premiação pela primeira vez, outras renovarão a premiação recebida na edição anterior.
A cerimônia que será realizada no auditório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contará com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e do Ministro Chefe da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário e demais autoridades do Governo Federal.
Como funciona o Selo Mais Integridade
Para receber o selo, a empresa ou cooperativa precisa comprovar que adota um programa de compliance, código de ética e conduta, canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional.
É preciso também estar em dia com as obrigações trabalhistas e não ter multas relacionadas ao tema nos últimos dois anos, não ter casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais (nos últimos 24 meses).
A documentação dos interessados é analisada pelo Comitê Gestor do Selo, composto por representantes de instituições públicas e privadas, que concede a premiação.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas, com informações do MAPA