- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Presidente da Abrafrutas chega a Marrocos e visa boas oportunidades para a fruticultura brasileira

 

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados, Waldyr Promicia, que participa da comitiva governamental com Missão Comercial a Países Árabes e do Leste Europeu, chegou em Marrocos neste fim de semana e já cumpriu a primeira agenda da missão que tem como objetivo prospectar novas oportunidades de negócios e investimentos para o Brasil.

Para Promicia, a interlocução entre os dois países é muito importante neste momento, sendo a visita estrategicamente favorável para ampliação de novas oportunidades e negócios entre Brasil e Marrocos.

O setor agrícola marroquino representa 17% do PIB do país e a renda per capita é de US$ 2.988,00. Trigo, cevada, frutas e verduras são os principais cultivos agrícolas e o resultado das safras é determinante para a performance econômica.

Nos últimos três anos o Brasil exportou poucas frutas frescas para o Marrocos. Fora a banana em 2021, os maiores volumes foram de frutas processadas (sucos, polpas e frutas congeladas). O clima marroquino é muito parecido com o do Brasil, com isso, o país produz as mesmas variedades de frutas produzidas aqui, entretanto, existe boas possibilidades de aproveitar as entressafras.

“Ampliar as exportações de frutas para outros países tem sido uma das metas da Abrafrutas que tem como objetivo diminuir a dependência comercial europeia. Essa missão que vem sendo muito bem organizada e liderada por representantes do governo, com certeza trará resultados positivos para o nosso país”, disse o presidente da Associação.

Waldyr Promicia e integrantes da comitiva estiveram na Confederação Marroquina de Agricultura e Desenvolvimento Rural e foram recebidos pelo diretor Kamal Bennouna. Na ocasião, foi apresentado a eles um programa de incentivo para industrias investirem na agricultura marroquina que, segundo o presidente da Abrafrutas, um modelo de programa bastante interessante que servirá de exemplo para o Brasil.

Uma outra reunião foi realizada na Embaixada do Brasil em Marrocos e teve a participação do adido agrícola Nilson Guimarães que está no país desde 2019. As oportunidades de acelerar ainda mais o crescimento das exportações do agro para o país, segundo ele, são grandes. Ele afirma que há um grande potencial de crescimento em diferentes mercados, visto que o Brasil já é grande exportador de açúcar para o Marrocos e tem crescido bastante também nos embarques de milho e da pimenta do reino.

A comitiva que está nessa missão é composta por representantes do governo brasileiro e de diversos setores que movimenta a economia do Brasil.  Eles farão visitas a oito países árabes e dois países na região do Leste Europeu.

 

Por: Telma Martes, Comunicação da Abrafrutas