Começou ontem (7), a 7ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, no Minas Centro, em Belo Horizonte. O evento que está sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) contou com a participação da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS). A instituição está sendo representada por Jair Fernandes Virginio Diretor Presidente da Moscamed Brasil, que é associada Científica da ABRAFRUTAS.
O conteúdo programático abordará temas de defesa animal, defesa vegetal, insumos agrícolas, produtos de uso veterinário, inspeção animal, inspeção vegetal, rede laboratorial, educação sanitária, certificação, regulamentação, melhoramento genético, entre outros assuntos distribuídos em 11 eixos temáticos e 12 reuniões institucionais.
Virginio, que está representando a Abrafrutas, participou hoje (8) de uma mesa redonda que tratou sobre o “Panorama Nacional das Exportações de Frutas e o Programa Nacional de Combate às mosca-das-frutas”.
É importante lembrar que a Abrafrutas sempre tem atuado junto aos órgãos de defesa, no combate e controle das moscas-das-frutas. Recentemente, a diretoria da entidade esteve no distrito de irrigação de Mandacaru em Juazeiro (BA), acompanhando o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), José Guilherme Leal e equipe, em áreas beneficiadas pelo monitoramento da mosca-das-frutas subsidiadas pelo programa Sebraetec. A visita teve como objetivo conhecer de perto o trabalho que visa conter a disseminação e as perdas geradas pela ação das moscas-das-frutas na região.
Segundo o gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, o engenheiro agrônomo, Nataniel Nogueira, durante o evento serão compartilhadas diversas experiências em prol da defesa agropecuária e segurança dos alimentos. “Iniciada em 2006, no Estado, a CNDA se consolida como um fórum nacional de ampla discussão sobre a defesa agropecuária, no qual agentes públicos e gestores da iniciativa privada compartilham conhecimentos e responsabilidades” disse.
O evento que termina amanhã é direcionado para engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agropecuária, auditores e fiscais agropecuários, produtores rurais, professores universitários, zootecnistas, profissionais e estudantes de ciências agrárias, empresas e profissionais do setor agropecuário.
Ainda segundo os organizadores, esse evento, iniciado em 2006, em Minas Gerais, tem caráter itinerante e já contemplou as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país. Em edições anteriores conseguiu reunir mais de 6 mil participantes de todas os estados que debateram temas de relevância a fim de promover aprimoramento da defesa agropecuária brasileira.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas, com informações da Ascom IMA / Governo de MG