logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Sustentabilidade do agro brasileiro é enaltecida por autoridades

Tema pautou evento realizado pelo Canal Rural em parceria com a OCB

Seminário Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo - manaus - giovani ferreira 0 ocb - agricultura regenerativa

Foto: Canva

O trabalho sustentável já posto em prática na agricultura e pecuária brasileira movimentou a última etapa da série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo”. Realizado em Brasília na última quarta-feira (24), o evento contou com a participação de autoridades que, no geral, colocaram o país como exemplo positivo quando o assunto é alinhar ações sustentáveis com a produtividade do agro.

Um dos presentes foi o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite. Ao discursar, ele valorizou que o trabalho desempenhado pelas lavouras do país já colocam o agro brasileiro como líder em um quesito dentro do tema sustentabilidade. “A nossa agricultura é a mais regenerativa do mundo. É uma agricultura convencional, que todo ano melhora o solo para aumentar a produtividade”, destacou ao valorizar o fato de o produtor local “cuidar bem do solo”.

“O mundo precisa do Brasil para consumir alimentos” — Marcos Montes

Outro integrante do primeiro escalão do governo federal que marcou presença no evento — que foi realizado pelo Canal Rural em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) foi o titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes. Ele valorizou o fato de que, alinhada à sustentabilidade, a produtividade brasileira garante a segurança alimentar. “O mundo precisa do Brasil para consumir alimentos”, enfatizou.

Agro brasileiro: sustentável há anos

Diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Mapa, Fabiana Villa Alves afirmou que, enquanto há gente discutindo como implementar práticas sustentáveis na atividade rural, o agro brasileiro acumula anos de experiência no assunto. “Há mais de uma década, produzimos com sustentabilidade”, afirmou durante a realização de debate que contou com moderação de Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural. “Somos muito responsáveis”, enfatizou Fabiana.

“Temos que combater algumas narrativas baseadas em generalizações” — Paulino Franco de Carvalho Neto

Embaixador e secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino Franco de Carvalho Neto também foi enfático ao elogiar o que já é feito por agricultores e pecuaristas brasileiros. Para ele, o agronegócio do país é um exemplo a ser seguido, pois é “moderno e sustentável”. “Temos que combater algumas narrativas baseadas em generalizações”, disse, ao sinalizar que há um item a ser melhorado no setor: a comunicação.

Presidente do New Development Bank (NDB), o Banco dos Brics, Marcos Troyjo completou o time de autoridades que participaram do evento promovido pelo Canal Rural. De acordo com ele, o Brasil está para a produção de alimentos assim como a Arábia Saudita está para o petróleo. Além disso, ele valorizou os recursos hídricos do país — ao qual chamou de “Vale da Água”.

Assista ao evento

A edição de Brasília da série “Seminários sobre Sustentabilidade e Inovação no Cooperativismo” foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Canal Rural. A íntegra do evento pode ser conferida abaixo:

 

Fonte: Canal Rural