logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Método reduz emissão de GEE com manejo integrado

Sistema foi feito por duas empresas no Brasil

Um método inédito no agronegócio está buscando viabilizar a redução potencial de emissões de gases do efeito estufa e também aumentar o chamado ‘sequestro de carbono’. Quem está desenvolvendo a alternativa são as empresas Promip, de defensivos biológicos e a Delta CO2, consultoria com foco em indicadores de sustentabilidade ambiental.

Para tal, as empresas desenvolveram um sistema que, uma vez instalado em áreas cultivadas, conforme indicam estudos realizados no interior do estado, reduz, potencialmente, as emissões de gases de efeito estufa na proporção de 3,5 mil kg por hectare de CO2 equivalente. na proporção de 3,5 mil kg por hectare de CO2 equivalente.

“A expectativa é a de após novos estudos estender o sistema a outros cultivos FLV – frutas, legumes e verduras – e chegar aos grãos”, adianta Poletti. Uma das referências do mercado de insumos de matriz biológica para proteção de cultivos, a empresa nasceu na incubadora Esalqtec (Esalq/USP), em 2016. Hoje, possui uma das mais modernas biofábricas do País, com quase 60 mil m² e distribui amplo portfólio próprio de bioinsumos. “Mensurar e controlar emissões coloca o MIP Experience em grau avançado de governança ambiental, social e corporativa (ESG)”, afirma ele.

O sistema que une as empresas na parceria funciona ancorado em aparelhos utilizados pela Delta CO2, chamados ‘câmaras automáticas’. Instalados na lavoura, os equipamentos são controlados remotamente e medem localmente a proporção dos três gases geradores do efeito estufa: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Com os indicadores à mão, explica Carlos Eduardo Cerri, a Delta CO2 põe em prática estratégias que ‘sequestram’ carbono nas plantas e no solo, via fotossíntese e decomposição, principalmente.

Fonte: Agrolink