logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Agritech transforma areia em solo fértil

Startup norueguesa Desert Control combate a desertificação pulverizando areia com Liquid NanoClay (LNC)

A startup norueguesa Desert Control combate a desertificação pulverizando areia com Liquid NanoClay (LNC) e transformando-a em solo em questão de horas.

Inventado no início dos anos 2000 pelo cientista norueguês Kristian Olesen, o Liquid NanoClay é o segredo por trás das incríveis conquistas do Controle do Deserto. Quando pulverizada na areia, essa incrível invenção escorre e percola a areia, transformando-a em solo com capacidade de retenção de água, onde as plantas podem germinar e se desenvolver.

Os agricultores têm usado argila para aumentar a fertilidade de suas terras há milhares de anos, e o Delta do Nilo é famosamente fértil graças à sua argila, mas trabalhar argila grossa e pesada em terras menos férteis, muito menos areia, sempre foi trabalhoso e demorado.

Liquid NanoClay parece ser sofisticado, mas é feito apenas com água e argila. O segredo da empresa é sua capacidade de transformar argila grossa em um líquido “quase tão fino quanto a água”, que é então pulverizado sobre areia, percolando a camada superior até algumas dezenas de centímetros. A argila se liga às partículas de areia e forma um solo que retém a umidade que, embora não seja tão fértil quanto o solos naturalmente férteis, pode definitivamente ser cultivado.

Atualmente, o Desert Control tem como objetivo os Emirados Árabes Unidos, um mercado rico que atualmente importa cerca de 90% de seus alimentos, porque cultivar qualquer coisa neste ambiente desértico é praticamente impossível. A tecnologia já provou seu uso, transformando um deserto estéril em solo, mas ainda há a limitação de custo.

Se eles forem capazes de reduzir o preço e torná-lo acessível para os países de menor renda, isso pode ter um impacto realmente enorme na segurança alimentar e na capacidade de muitos desses países de plantar suas próprias espécies agronômicas.

Com 12 milhões de hectares de terra fértil sendo perdidos para a desertificação todos os anos, uma solução soa como uma esperança.

Por: AGRICULTURA A A Z