Treinamento gratuito acontece nesta quarta (23), no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro
Na próxima quarta-feira, 23/11, o Centro de Excelência em Fruticultura (CEF/SENAR), em Juazeiro/BA recebe o Workshop Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas, promovido em parceria com a IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento de defensivos.
São esperados cerca de 120 participantes, entre produtores rurais, empresas exportadoras, consultores, técnicos de campo da assistência técnica, e estudantes da região, para um treinamento teórico e prático, com duração de 4 horas, em temas como armazenamento de produtos, preparo da calda, processos de higienização de equipamentos, uso correto de EPIs e tecnologias de aplicação.
“Assim como os medicamentos, os defensivos agrícolas também exigem indicação de um profissional e atenção a instruções diversas, como dosagem e o modo correto de fazer uso destes produtos. São cuidados que garantem maior eficiência agronômica, menor risco toxicológico ao aplicador e menor impacto ao meio ambiente e evitam que os alimentos que estão sendo produzidos apresentem níveis de resíduos proibidos pela ANVISA” conta a engenheira agrônoma e consultora de Stewardship da IHARA, Gabriella Botelho.
“A fruticultura brasileira é marcada não só pela qualidade de sua produção, mas também pela sua competitividade, baseada em altas médias de produtividade. Em um país de clima tropical como o nosso, o controle de pragas e doenças que possam reduzir a produção é um desafio diário dos fruticultores. Para que este controle seja correto, seguro e sustentável de fato, é imprescindível fomentarmos o acesso dos produtores e trabalhadores rurais à informação e à capacitação adequadas”, destaca a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura, Thyara Ribeiro.
As inscrições são gratuitas e ainda há vagas. Interessados devem entrar em contato pelo Whatsapp (71) 99991-2197
Projeto Cultivida
A realização do workshop em parceria com o Sistema FAEB/SENAR Bahia, integra o Projeto Cultivida, iniciativa da IHARA para capacitar e preparar os produtores para o uso responsável de suas tecnologias.
Segundo a especialista da empresa, Gabriela Botelho, além de palestras e treinamentos, o Cultivida tem como importante frente de ação a doação de EPIs e orientações sobre como utilizá-lo da maneira correta: “Temos como premissa não só distribuir o EPI, mas também conscientizar os trabalhadores quanto ao uso destes equipamentos, e outras medidas de boas práticas agrícolas, importantes tanto para a saúde e a segurança do trabalhador rural e do meio ambiente, quanto também para que ele consiga alcançar maior eficiência de resultados sobre a aplicação destes insumos”.
Somente nos meses de junho e julho, a IHARA promoveu sete treinamentos de Tecnologia de Aplicação, em diferentes estados brasileiros. Foram três turmas com foco na cadeia produtiva do melão, e outras quatro com foco na produção da maçã, sempre conciliando conteúdo teórico e a prática.
Ao longo do ano, a empresa também promoveu palestras sobre Segurança no Uso de Defensivos, em cidades do Rio Grande do Sul e do Ceará. As aulas, voltadas a trabalhadores rurais e pequenos produtores de HF e fruticultura, foram conduzidas pelo pesquisador do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, Dr. Hamilton Ramos.
Sobre a IHARA
A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 57 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA.