logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Aumento da obesidade no DF alerta para necessidade de alimentação saudável

Em relação à população adolescente observa-se um baixo consumo de frutas, quando comparado ao Brasil. De acordo com o levantamento, apenas 15% dos adolescentes têm esse hábito alimentar de forma saudável

lã nina frutas

 

De acordo com o Boletim Informativo do Estado Nutricional no DF, todas as faixas etárias, de crianças a idosos, da população do Distrito Federal registraram aumento no peso corporal nos últimos anos. Os dados foram gerados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

“É preocupante! O aumento do sobrepeso e da obesidade é observado nos últimos anos em todo país e no Distrito Federal não é diferente. Diabetes, obesidade e outras doenças relacionadas ao excesso de peso chamam a atenção para os cuidados com uma alimentação saudável”, alerta a gerente de Serviços de Nutrição, Carolina Gama.

Ao longo dos últimos anos, foi possível observar um consumo elevado de bebidas adoçadas e alimentos ultraprocessados em diferentes faixas etárias da população.

Grávidas

De acordo com o boletim houve diminuição na ingestão de frutas e verduras pelas gestantes do Centro-Oeste, tendo o DF o menor percentual. E, em comparação ao ao Brasil, as grávidas do DF relataram um maior consumo de alimentos ultraprocessados, cerca de 92%.

Adolescentes

Em relação à população adolescente do DF, observa-se um baixo consumo de frutas, quando comparado ao Brasil, inclusive menor do que as demais faixa etária, mostrando que apenas 15% dos adolescentes têm o hábito de se alimentar de forma saudável.

Quanto às verduras e/ou legumes, um menor consumo também foi identificado no DF com 62%, quando comparado à região Centro-Oeste com 78% e ao Brasil com cerca de 70%. Paralelamente, o consumo de alimentos ultraprocessados pelos adolescentes do DF é maior que o nacional.

Os boletins informativos podem ser acessados aqui

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Fonte: Canal Rural