logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Trabalho do Mapa no Desenvolvimento Sustentável contribui para zerar o desmatamento até 2030

Meta foi estabelecida na reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, que definiu as ações de cada pasta
WhatsApp Image 2023-02-08 at 17.09.59.jpeg

Após se reunir com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a agenda de desenvolvimento sustentável alavancada pelo Mapa como um dos pilares do trabalho transversal dos ministérios que integram a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas.

Como uma das primeiras ações para atingir a meta estabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de zerar o desmatamento no Brasil até 2030, o próximo Plano Safra já deverá contar com ações que priorizem as boas práticas ambientais.

“Eu e o ministro Fávaro tivemos uma excelente reunião para que a agricultura de baixo carbono tenha no Plano Safra a base dessa transição”, explicou Marina após a reunião interministerial no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8).

De acordo com Fávaro, a proposta para o novo Plano Safra contempla uma série de ações socioambientais que, ao beneficiar os trabalhadores do campo e as práticas contemporâneas da agricultura, como recuperação de pastagens e sequestro de carbono, também contribuirá para o crescimento do agronegócio brasileiro, que encontrará cada vez mais portas abertas no mercado mundial.

“Vamos equalizar os recursos públicos e investimentos privados para que produtores comprometidos, na medida do seu comprometimento, tenham os melhores acessos às linhas de financiamento. O Plano Safra é escalonável conforme a vontade do produtor em melhorar suas práticas”, detalhou o ministro.