Segundo a Emater-DF, a implantação dos sistemas será realizada em propriedades rurais de agricultores de baixa renda e tem previsão de ocorrer ainda neste ano
A agricultura do Distrito Federal contará com a montagem de Sistema de Irrigação por Gotejamento. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), a implantação dos sistemas será realizada em propriedades rurais de agricultores de baixa renda e tem previsão de ocorrer ainda neste ano. A ação vai proporcionar a inclusão produtiva e permitir a produção de alimentos para o consumo das famílias rurais, garantindo-lhes a segurança alimentar e nutricional.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) fez a doação de 300 sistemas de irrigação por gotejamento para a Emater no final de 2022.
AgroBrasília 2023 será de 23 a 27 de maio
O supervisor Regional Leste da Emater, Fabiano Carvalho, explica que só serão beneficiados os agricultores familiares que têm Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Além disso, ele esclarece que os produtores não podem ter qualquer sistema de irrigação localizado, ter acesso a uma quantidade de água que possa abastecer o sistema em um determinado período do ano e uma área disponível para implantação do equipamento. “Nosso objetivo é atender o produtor que ainda não tem irrigação em sua propriedade e transformá-la numa unidade modelo e, a partir desse módulo, aumentar o tamanho da sua produção”, destaca.
Fonte: CANAL RURAL BRASÍLIA