logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Técnico da Empaer conhece referência nacional em fruticultura no Nordeste

alison eee
PETROLINA/PB –

Os técnicos da Empaer, Alison Lucas Lorezon e Vanilson Simões de Lima – participaram da expedição técnica aos estados da Bahia e Pernambuco conhecendo o polo de produção de frutas irrigadas. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Querência, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Alison atua na Empaer de Água Boa.

Durante uma semana, o grupo com agricultores familiares, representantes de cooperativas e sindicatos, gestores e um indígena – estiveram em Juazeiro, na Bahia, e, em Petrolina, Pernambuco – conhecendo a fundo toda cadeia produtiva que abastece o mercado local, nacional e internacional, além de participarem da maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2023, em Petrolina.
Para Alison, a experiência trouxe muito conhecimento técnico e projetou aos participantes sobre o potencial de desenvolvimento do setor hortícola no país. “A partir de agora começaremos a incentivar e fomentar cada vez mais as cadeiras de valor destes segmentos em  Mato Grosso, principalmente na região do Vale do Araguaia”.
Ele destacou a visita nas propriedades e empresas produtoras e exportadoras de frutas como a Special Fruit e a Santo Antônio Grape, com destaque para produção de uvas finas de mesa.

“Tivemos a oportunidade de conhecer a unidade da Embrapa Semiárido e ver os trabalhos de técnicas de produção de frutíferas de clima temperado em região tropical como a maçã, pera e o caqui. Visitamos a vinícola Terra Nova do Grupo Miolo que produz vinhos finos e espumantes e conhecemos todo processo de produção das bebidas”.

Outra experiência foi conhecer o Mercado do Produtor criado e administrado pela AMA (Autarquia Municipal de Abastecimento) de Juazeiro. O espaço é segundo maior centro de distribuição de hortifrúti do país, perdendo apenas para o Ceagesp de São Paulo. O grupo conheceu o projeto de ampliação e, nos próximos anos, pretendem ser o maior do país. Eles puderam ver a logística de comercialização dos produtos que são distribuídos para todas as regiões do país.

Para Alison, fechar a expedição na Fenagri foi sensacional, pois puderam conhecer algumas tecnologias de ponta que estão sendo usadas na fruticultura irrigada.

Com a mesma animação, Vanilson destaca que aprendeu muito, além da troca de experiência. “Foi fantástico conhecer e entender que mesmo no bioma da caatinga depois de todo trabalho técnico e investimento do governo, os produtores de Juazeiro-BA e Petrolina-PE estão realizados com a produção de frutas. Para Mato Grosso também é possível com manejo do solo, cobertura e irrigação. ”

De acordo com o técnico, a ideia é tornar Querência que já é referência na piscicultura, ser destaca também na fruticultura. “São duas cadeias produtivas importantes que tornará o município destaque no Estado”.

Para o presidente da Cooperativa de Pequenos Produtores de Querência (Cooperquer), Eleandro Mariani Ribeiro, a expedição mostrou uma outra vertente que Mato Grosso também pode se destacar produzindo fruta. “Produzimos soja, milho, algodão, entre outras culturas porque não investimos em vários tipos de frutíferas que geram renda e podem dar qualidade de vida ao produtor familiar”, questiona Eleandro.

O secretário adjunto de Agricultura, Luiz Vezaro que também participou da expedição, explica que o objetivo em promover a iniciativa foi para estimular o público alvo e mostrar que a gestão municipal está no caminho certo. Ele destaca que no campo experimental de Querência já estão sendo produzidos banana e mamão e tem produtores já produzindo uva e açaí. “Nossa ideia é montar uma agroindústria para produção de polpa. O projeto está em fase de construção e deve começar pela acerola e caju. A Empaer é um importante aliado nessa empreitada.  Todas as situações que solicitamos ajuda e parceria fomos atendidos e recebidos”.

A expedição aconteceu de 06 a 13 de agosto, com a participação de 21 pessoas, entre elas, 13 agricultores familiares. (Ascom)

Fonte: Notícias Interativa