logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

1º Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado Será realizado em novembro/23 na cidade de Campinas/SP.

 Abacates do Brasil promove evento especializado na cultura do Abacate e Avocado e espera reunir 500 produtores de todo o Brasil.

 Conexão Abacate e Avocado, é a ideia central do 1º Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, no Centro de Eventos Expo DPedro em Campinas/SP. O evento é promovido pela Associação Abacates do Brasil (AAB), e conta com apoio da Innovak Brasil, Viter, Westfalia e Yara.

A Associação Abacates do Brasil já havia organizado em 2017 e 2029, as versões do evento: Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado, mas viu o crescimento da cultura no país e o Encontro cresceu, assim como a produção brasileira de Abacate e Avocado e consequentemente toda cadeia produtiva se ampliou. Neste novo cenário e momento para a cultura do Abacate e Avocado, a associação viu a necessidade de ampliar o Encontro de produtores, e em sua versão 2023 ele se tornou o 1º Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado, organizado para CONECTAR produção, novas técnicas, capacitações e mercado interno e externo.

A produção brasileira de Abacate em 2021 ultrapassou a marca de 300 mil toneladas e o panorama de crescimento de consumo brasileiro também acompanhou a tendência mundial. Na exportação, no ano de 2023, o volume exportado foi duplicado chegando a marca de mais de 21 mil toneladas, sendo o histórico de 2022 atingiu 10,7 mil toneladas.

No mercado interno o Abacate e o Avocado, está ganhando o gosto popular. Classificado como alimento funcional, cada vez mais aparece na mídia, aliando sabor e nutrição, e deixando de lado o mito de que é um “fruto que engorda”. Queridinho de quem se preocupa com a alimentação, o fruto tem excelente apelo nutricional para o aumento do consumo.

A diretora presidente da AAB, Lígia Falanghe Carvalho, destaca que o evento vai trazer conteúdo único e especializado para os produtores. Segundo ela, a cadeia produtiva de Abacate e Avocado precisa se especializar, organizar e há muito para ser trabalhado. “Queremos CONECTAR os produtores ao conhecimento. Captar as melhores práticas e levá-las até o produtor: sejam elas informações sobre produção, mercado ou gestão da cultura, mas queremos que os produtores trabalhem com objetivos em prol da cadeia produtiva de qualidade e da união dos produtores. Melhorias contínuas na produção, trazem qualidade na mesa do produtor, mercados a serem explorados (interno e externo) e rentabilidade ao produtor”.

O Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado tem como objetivo maior a interação com os produtores e profissionais técnicos da cadeia produtiva, e oferecer aos participantes conteúdo atual e especializado. Nesta edição, haverá alguns diferenciais. Um deles é a apresentação de trabalhos brasileiros na área de produção de Abacate e Avocado, e também haverá a área Abacate & Negócios com estandes de empresas especialistas na cadeia produtiva de Abacate e Avocado. O Congresso é voltado para produtores, profissionais da área e estudantes, conheça a programação:

Para informações e inscrições acesse o site: https://abacatesdobrasil.org.br/conexao- abacate-avocado/

Sobre a Associação Abacates do Brasil

A Associação Abacates do Brasil, criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do abacate. Atua em todo o território nacional, tendo como objetivo central a promoção do abacate como produto no campo da produção, comercialização e industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outras.

Tendo como missão “Unir os produtores de abacate buscando a sustentabilidade da cadeia produtiva”, a Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades: buscar melhor remuneração para os associados; defender a fixação de melhores preços para o abacate, em níveis compatíveis com as necessidades e interesses dos associados; defender a dignidade sócio-político-econômica dos associados; resgatar, organizar e fortalecer o sistema associativista; buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do abacate; incentivar o aumento do consumo per capita de abacate do Brasil e no exterior; garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil; e preservar o meio ambiente.

Em 2017, aconteceu a filiação da Abacates do Brasil na Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), que representa a fruticultura brasileira no mercado internacional através de uma parceria institucional com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto CNA. A partir de 2017, passou a promover o Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado, destinado a produtores e especialistas da cultura. O objetivo é estreitar laços entre o meio acadêmico e produtores rurais para fomentar pesquisas, promover a discussão sobre o mercado do abacate no Brasil e formalizar a união de produtores de abacate e avocado para intensificar e fortalecer a Abacates do Brasil.

Para mais informações, acesse abacatesdobrasil.org.br

 

Contatos:

Liliana Zayas                                                    Lígia Falanghe Carvalhoa

Comunicação                                                    Diretor Presidente da ABPA coordenador@abacatesdobrasil.com.br             ligia@jaguacy.com.br

14 99129 4074                                                  14 99741 9458