A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) foi convidada para participar da comemoração da independência do Brasil na Embaixada do Brasil na Argentina. Além do dia da independência, também foi comemorado o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina.
O diretor executivo da Associação, Eduardo Brandão, esteve em Buenos Aires, onde ocorreu o evento, representando não somente a instituição, mas todo o setor de frutas brasileiro.
A comemoração da independência do Brasil, realizado na Embaixada do Brasil na Argentina é um evento que reúne brasileiros e argentinos em uma celebração especial e significativa. Ontem, a Embaixada se transformou em um local de encontro para celebrar a história e a cultura do Brasil, relembrando o momento em que o país se tornou independente de Portugal, em 1822.
O evento é mais do que apenas uma celebração histórica é um momento de união entre os dois países, principalmente, com o objetivo de reconhecer a importância de manter relações amigáveis e colaborativas. É uma oportunidade para que os brasileiros e argentinos se aproximem e compartilhem suas experiências, enquanto celebram o passado e olham para um futuro de cooperação mútua”, disse Brandão.
Durante o encontro em Buenos Aires, o Diretor Executivo da Abrafrutas, teve a oportunidade de discutir com os principais distribuidores e varejistas do país, a atual crise político/econômica da Argentina e as formas de minimizar os possíveis impactos na balança comercial de frutas frescas e processadas entre os países.
A exportação de frutas para a Argentina é uma atividade comercial importante para os produtores de frutas brasileiros, pois o país vizinho é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul. Entretanto, diante da crise existente na Argentina nos últimos anos, em 2021 o déficit na balança comercial foi de 258%.
De acordo com a Abrafrutas, a adida agrícola da embaixada, atualmente ocupada pela fiscal federal agropecuária, Andrea Parrila, tem apoiado significativamente o setor da fruticultura visando o aumento das exportações de frutas para o país. As principais frutas exportadas para Argentina são: limão, abacate tropical, avocado, manga, melancia e melão.
A convite da embaixada, a Abrafrutas foi também uma das entidades parceiras do evento. Durante a comemoração, os convidados tiveram a oportunidade de degustar pratos e bebidas típicas da culinária brasileira como a caipirinha feita com limão brasileiro e que foi o destaque da degustação no evento.
“Essa experiência gastronômica proporcionou aos presentes no evento um gostinho do Brasil e é uma maneira de compartilhar a rica diversidade cultural brasileira com os argentinos e outros convidados internacionais. Um dos pontos fortes do evento foi a caipirinha brasileira servida com nosso limão que faz tanto sucesso pela qualidade e pelo sabor diferenciado”, disse o diretor executivo da Associação.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas