A Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas) participa da Conferência Pública-Privada “Articulação da Proteção Fitossanitária no Setor Frutícola da Região COSAVE”. O evento está sendo realizado na superintendência do Ministério da Agricultura no Estado de São Paulo, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023, com o valioso apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Consciente da importância da colaboração e do trabalho conjunto para alcançar objetivos comuns, a Abrafrutas destaca a decisão estratégica do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) de fortalecer laços com organizações do setor privado. Desde a aprovação de seus alinhamentos estratégicos para o período de 2018 a 2028, o COSAVE tem buscado construir uma agenda conjunta.
Em 2018, ocorreu o primeiro encontro com representantes de diversos setores produtores, seguido por ações e acordos de trabalho. No corrente ano, foi realizado o Primeiro Encontro Virtual entre o COSAVE e representantes do setor de frutas, culminando no convite à Abrafrutas para participar do Segundo Encontro Virtual.
“Reconhecendo a relevância da produção de frutas para a segurança alimentar, o COSAVE identifica a necessidade de fortalecer a interação com este setor. A conferência foi uma iniciativa crucial para reunir diversos stakeholders e promover discussões construtivas sobre a proteção fitossanitária no setor frutícola”, afirmou o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, que esteve representando a entidade no evento.
A Abrafrutas, segundo ele, reitera o compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e a colaboração contínua com iniciativas como a COSAVE. A participação ativa na conferência reflete o empenho da Associação em contribuir para a proteção fitossanitária e a prosperidade do setor frutícola no país.
Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas