Neste domingo (05), foi encerrada a agenda de compromissos da Missão Empresarial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) pela Índia. O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, integrou a delegação que viajou até a capital Nova Delhi para estreitar as relações comerciais entre os dois países.
A comitiva do MAPA contou com a participação do Ministério de Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil na Índia, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), representantes de 18 associações do AGRO, além de empresários do setor. O grupo se reuniu com ministros, incluindo a da Agricultura, Shobha Karandlaje, e empresários indianos.
Os encontros resultaram em avanços importantes que irão aquecer a comercialização entre Brasil e Índia.
“Discutimos sobre medidas tributárias que podem garantir mais competitividade aos produtos agropecuários no comércio entre os dois países. Também conseguimos a abertura de mercado para a importação do avocado brasileiro e estamos muito otimistas quanto a comercialização de cítricos para a Índia”, comentou Guilherme Coelho.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a parceria da Abrafrutas com o MAPA para a abertura de novos mercados internacionais.
“O grande objetivo do Governo Federal é abrir mercados para gerar oportunidades, empregos e renda para os brasileiros. A Abrafrutas é sem dúvida uma grande parceira nessa missão”, disse o ministro.
Apresentação no Seminário Empresarial em Nova Delhi
O MAPA promoveu o “Seminário Empresarial em Nova Delhi” com encontros entre empresários brasileiros e indianos para identificar oportunidades de colaboração e explorar novos negócios. Guilherme Coelho fez uma apresentação que abordou o cenário da produção e exportação das frutas brasileiras.
World Food Índia
Guilherme Coelho também acompanhou o ministro Fávaro na World Food Índia. A feira comercial atraiu, entre os dias 03 e 05 de novembro, grandes players globais, bem como de empresas indianas de processamento de alimentos e setores associados. De acordo com os organizadores do evento, cerca de 75 mil visitantes de todo o mundo estiveram presentes.
Por: Marcela Cavalcanti, assessora Guilherme Coelho