A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) esteve reunida com representantes dos 12 polos de agricultura irrigada para um encontro estratégico com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília. A reunião, realizada nesta quarta-feira (24), teve como objetivo principal alinhar diretrizes e estratégias para o desenvolvimento sustentável dos polos em 2024.
No encontro, o ministro Góes destacou a relevância da política de irrigação, ressaltou o potencial contributivo para o crescimento do país. O dirigente da pasta explicou aos participantes que desde o dia em que assumiu o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), tem dito muito claramente que a política de irrigação é prioridade do governo.
“Esta é uma política pública de muito potencial e que pode contribuir fortemente para o desenvolvimento do nosso País. O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, inclusive, tem nos escutado, com isso, estamos estruturando para a irrigação entrar no Novo PAC”, disse o ministro.
O encontrou contou com a participação da diretora de Irrigação do MIDR, Larissa Rêgo, que apresentou como se dá criação dos polos, assim como as ferramentas de financiamento da produção irrigada e a importância de estar atualizado sobre as mudanças nas normativas fiscais.
O diretor institucional da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, como representante do setor de fruticultura, ressaltou a importância da irrigação na produção de frutas, especialmente na região do semiárido brasileiro.
“A irrigação é fundamental para a produção de frutas, especialmente em regiões desafiadoras como o semiárido. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto para superar os obstáculos e promover uma agricultura irrigada eficiente e sustentável”, afirmou Barcelos.
Barcelos enfatizou ainda a necessidade de colocar em prática o decreto que regulamenta a irrigação e a importância de ter um representante ligado à irrigação na Agência Nacional de Água (ANA).
Foram discutidos durante o encontro temas como infraestrutura, investimentos e apoio do Governo Federal aos polos de agricultura irrigada.
Waldez Góes solicitou aos agricultores e às associações de irrigantes que confiem na administração atual do Governo Federal. Ele destacou que, embora desafios possam surgir, situações como a demora prolongada para a concessão de outorgas de água, experienciadas em governos anteriores, não serão repetidas durante esta gestão.
Sobre a Abrafrutas:
A Abrafrutas é uma entidade representativa do setor de fruticultura, que engloba produtores e exportadores de frutas no Brasil. A participação ativa da entidade em eventos estratégicos, como o encontro sobre polos de agricultura irrigada, reforça o compromisso com o desenvolvimento do setor, promovendo diálogo, troca de experiências e busca por soluções para desafios comuns.
Desta forma, reitera o compromisso com o setor de fruticultura e papel ativo em iniciativas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no Brasil.
Por : Telma Martes, Comunicação Abrafrutas