- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas busca parcerias estratégicas na Argentina para impulsionar exportações de frutas brasileiras

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), representada pelos diretores Eduardo Brandão, Luiz Raffaelli e Jorge de Souza, foram recebidos pelo novo embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e pelo assessor da embaixada, Paulo Martins, em visita oficial realizada ontem, dia 4 de março.

O encontro teve como principal objetivo estreitar laços e discutir possíveis parcerias para promover as frutas brasileiras no mercado argentino, coma finalidade de aumentar o volume de frutas frescas e processadas exportadas pelo Brasil para o país vizinho.

Em virtude de questões internas que afetaram a economia argentina no ano passado, o valor de frutas exportadas pelo Brasil em 2023 registrou um recuo de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior.

Segundo o embaixador Bitelli, a diversidade e a qualidade das frutas brasileiras, aliadas à perspectiva de melhora na economia argentina, podem contribuir significativamente para o aumento do consumo e, consequentemente, das importações. Destacou ainda a importância de parcerias estratégicas para promover o comércio bilateral.

O diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, enfatizou o compromisso da associação em buscar oportunidades e estabelecer parcerias sólidas no mercado argentino.

“Estamos confiantes de que, com a colaboração mútua e o potencial de nossas frutas, podemos impulsionar ainda mais o comércio entre Brasil e Argentina”, ressaltou.

Essa visita à embaixada é parte integrante de uma iniciativa que inclui também visita técnica à estação experimental Obispo Colombres em Tucumã, visando o intercâmbio de tecnologia para aprimorar a cadeia de frio em citros. Além disso, faz parte de uma missão institucional em colaboração com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI-Mapa), junto à adida agrícola do MAPA na Argentina, Andreia Parrila, para participação na Expoagro na província de Rosário. Acompanhado dos diretores, estão associados produtores de limão que se unirão à visita técnica em Tucuman.

Essas ações reforçam o histórico de relações comerciais entre Brasil e Argentina e a importância estratégica da fruticultura brasileira na promoção do desenvolvimento econômico e na integração regional.

Para mais informações, entre em contato com a Abrafrutas pelo e-mail telma.martes@abrafrutas.org.br ou visite nosso site em www.abrafrutas.org.br.