- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Abrafrutas fortalece diálogo com o presidente Lula em encontro marcante

A noite desta última quinta-feira, dia 21, foi marcada por um encontro histórico entre representantes da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e do setor produtivo brasileiro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto, em Brasília. O evento, que contou com a participação de diversos produtores associados à Abrafrutas, foi uma oportunidade ímpar para destacar a robustez e a vitalidade da fruticultura brasileira, um setor fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

Segundo o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em declaração durante o encontro, “a fruticultura tem de se destacado e vem desempenhando um importante papel na economia brasileira. Representa não apenas uma fonte de alimentos saudáveis e nutritivos, mas também uma importante geradora de empregos e renda em diversas regiões do país.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, em discurso, apresentou de forma macro o setor, ressaltando algumas demandas, como ampliação do mercado para exportação, a melhoria na infraestrutura logística e a destinação de recursos para o combate e controle das moscas das frutas.

“O apoio contínuo do governo tem sido fundamental para o excelente desempenho que alcançamos até o momento, com conquistas significativas, como o recorde de mais de US$ 1,2 bilhão de dólares em exportações”, ressaltou Coelho, que expressou gratidão ao Ministro Carlos Fávaro, ao reconhecer o empenho em atender às demandas do setor, sobretudo na abertura de novos mercados.

“A fruticultura já provou sua força dentro do setor agrícola nacional e internacional, comentou Coelho. Ele sugeriu ainda ao Governo Federal a análise da possibilidade de permitir que beneficiários do Bolsa Família trabalhem com carteira assinada como trabalhadores safristas sem perder o benefício, uma medida crucial para diversos setores do agronegócio brasileiro.

O presidente Lula atento a todas informações reconheceu a importância estratégica da fruticultura no desenvolvimento do país, lembrou de feitos de seu governo que já auxiliaram os produtores. Afirmou ainda que o atual momento tem despertado muito interesse por parte de investidores estrangeiros.
‘Se fizermos uma politica do ganha ganha, no qual ganha empresários, ganha governo, ganha o trabalhador rural, ganha os profissionais, esse país vai dar certo”, destacou o presidente Lula
Durante o encontro, produtores de diversas frutas tiveram a oportunidade de apresentar números de produção, de exportação e mão de obra que empregam. Segundo o produtor de avocado, Paulo Tsgue a reunião foi muito produtiva e objetiva, ele demonstrou um interesse notável nas frutas, a exemplo do avocado, ao comentar sobre a casca escura no ponto ideal.

“Tivemos oportunidade de apresentar pedidos de maior complexidade aos ministros e ao presidente Lula. O presidente escutou atento sobre o aumento de produção e o potencial que temos para exportação, entretanto, precisamos continuar abrindo novos mercado. Eu pude diretamente solicitar a abertura do mercado Chileno para o avocado brasileiro, que será um grande parceiro comercial, uma vez que nós produzimos na entressafra deles”, contou o produtor.

O encontro, marcado por uma atmosfera informal e produtiva, contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckimin, dos ministros Carlos Fávaro, Rui Costa, Marcio Macedo e Paulo Teixeira, e proporcionou um diálogo aberto e construtivo entre os representantes do setor produtivo e o presidente Lula.