Prolongar a conservação de frutas e verduras é um desafio da agricultura e do comércio do setor. Por isso, a arquitetura de castelo medieval da Europa foi referência para a empresa Termotécnica, de Joinville, criar uma conservadora de EPS (isopor) com arcos que permitem mais ventilação, melhor refrigeração e iluminação.

Continua depois da publicidade

A inspiração, com uso de arcos, foi principalmente no castelo Neuschwanstein, de montanhas da Alemanha, que também foi referência para a construção do castelo da Cinderela na Disney, e para os filmes do estúdio cinematográfico sobre a personagem.

Nova conservadora de frutas e verduras DaColheita com arcos de castelo permite melhor ventilação (Foto:Termotécnica)

 

A nova linha DaColheita multiuso foi lançada pela empresa catarinense no evento The Brazil Conference & Expo 2024, na última semana (7 e 8 de agosto), em São Paulo. O projeto foi patenteado pela Termotécnica.

As primeiras unidades estão sendo usadas para conservar uvas de Petrolina, Pernambuco, que são exportadas para diversos países. Assim, as conservadoras poderão chegar também à Alemanha, terra do castelo.

A fabricação é na unidade da empresa naquele estado. O plano é produzir também na fábrica de Rio Claro, em São Paulo. É que a partir do Sudeste, a embalagem pode ser usada para distribuição no Brasil e exterior de outros produtos, entre os quais o limão Taiti, importante na exportação. Cada unidade da conservadora tem capacidade para 10 quilos de frutas a granel ou 20 embalagens de meio quilo de frutas.