Soluções de embalagens em papel e papelão ganham destaque na indústria agrícola, oferecendo benefícios para os produtores de frutas, legumes e verduras
A crescente demanda por práticas sustentáveis e o aumento das exigências regulatórias, especialmente na União Europeia, têm levado os fruticultores a buscar alternativas mais ecológicas para suas operações. A Smurfit Westrock, líder em embalagens sustentáveis, desenvolveu novas soluções que utilizam papelão ondulado, projetadas para atender a essas necessidades, proporcionando eficiência logística e ajudando a reduzir a pegada de carbono do setor.
Recentemente, a empresa desenvolveu uma embalagem sustentável para um produtor e exportador de frutas no Brasil, que eliminou o uso de 120 mil embalagens feitas de matérias-primas não renováveis. Essa mudança resultou na redução de 63 toneladas de CO2, destacando o impacto positivo que as inovações em embalagens podem ter na sustentabilidade das operações agrícolas.
Além de contribuir para a redução de resíduos, embalagens sustentáveis são importantes para valorizar os produtos no ponto de venda. Muitas embalagens ainda são projetadas para otimizar o espaço de armazenamento e melhorar a eficiência do transporte, aspectos determinantes para os fruticultores que buscam aumentar sua competitividade no mercado global. Com a proibição de plásticos de uso único em várias regiões do mundo, a transição para soluções mais sustentáveis se torna não apenas uma necessidade, mas uma oportunidade de se alinhar com as expectativas dos consumidores e das regulamentações.
A grande variedade de soluções para o agronegócio foca na melhoria da eficiência do transporte, e, consequentemente, das cadeias de suprimentos. As inovações em design também visam proteger e valorizar frutas, legumes e verduras no ponto de compra. A adoção de embalagens sustentáveis será um fator determinante para os fruticultores que desejam atender a essas novas exigências e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. “Com a demanda crescente por embalagens sustentáveis, especialmente nos países da Europa, estamos desenvolvendo soluções que não só reduzem resíduos e emissões de carbono, mas também ajudam os produtores a otimizar suas operações logísticas”, afirma Vinicius Soares, vice-presidente de Papelão Ondulado da Smurfit Westrock Brasil.
Oportunidades no mercado europeu durante a Fruit Attraction Madri – O setor de exportação de frutas do Brasil segue em expansão. Em 2023, o país registrou um crescimento de 26,73% nas exportações, impulsionado pela demanda europeia por frutas frescas. Essa evolução reforça a necessidade de soluções que atendam às exigências ambientais da região, onde a proibição de plásticos de uso único já é uma realidade.
A empresa esteve na Fruit Attraction 2024, uma das feiras comerciais mais importantes do mundo com foco em produtos agrícolas. O evento ocorreu em Madrid, entre os dias 8 e 10 de outubro, e, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Smurfit Westrock apresentou suas inovações em embalagens.
Sobre a Smurfit Westrock – A Smurfit Westrock é um líder global de embalagens sustentáveis, com presença em mais de 40 países e 100.000 funcionários. Possui mais de 500 operações de conversão e 63 fábricas de papel que oferecem soluções sob medida para clientes, com qualidade e confiabilidade. No Brasil, conta com 5.000 colaboradores e está presente em seis estados brasileiros, com seis unidades de produção de papel, 10 unidades fábricas de conversão e 54 mil hectares de floresta.
*LVBA Comunicação/Vanessa Aguiar – vanessa.aguiar@lvba.com.br