- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Missão internacional anuncia inovações tecnológicas para agricultura do Vale do São Francisco

As inovações tecnológicas que permitem, entre outras vantagens, uma maior eficiência do consumo de água, otimização do uso de fertilizantes e aumento da produtividade, foram bem recebidas principalmente pelos produtores
Representantes do governo de Pernambuco, universidades e produtores rurais do Vale do São Francisco, se reuniram na manhã desta terça-feira (28), em Petrolina-PE, para recepcionar duas empresas de transferência de tecnologia da Espanha.
Durante a reunião, que aconteceu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), as empresas espanholas Dronak e Libelium, apresentaram soluções em desenvolvimento de drones, inteligência artificial, tecnologia de agricultura de precisão extensiva, automação e gestão para o agro com base em IoT. 
As inovações tecnológicas que permitem, entre outras vantagens, uma maior eficiência do consumo de água, otimização do uso de fertilizantes e aumento da produtividade, foram bem recebidas principalmente pelos produtores. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, considerou o encontro bastante produtivo.
“É extremamente louvável a união de forças e de conhecimento das entidades locais de fomento à fruticultura Irrigada com as empresas que trazem soluções tecnológicas para o Agro”.
De acordo com Fabia Silva, fundadora da Dronak Robotics, são enormes as possibilidades de colaboração entre o Vale do São Francisco e as empresas espanholas.
“Somos especialistas em soluções tecnológicas para os setores agrícola e ambiental, fomentando uma agricultura sustentável com o compromisso e o cuidado à natureza. “, ressaltou.
Ainda segundo Fabia Silva, os próximos passos incluem a elaboração de Cartas de Intenção (LOIs) para formalizar oportunidades e alinhar expectativas. Além disso, foi destacada a importância de participar do evento programado para o dia 13 de março, em Petrolina, onde se espera avançar para a assinatura de pré-acordos e a realização de provas de conceito para projetos tecnológicos.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, também deu as boas-vindas a missão internacional e reforçou a importância da região para a produção e exportação de frutas.
“Somos o maior polo de produção de frutas do Brasil e  possuímos também todas as condições para se tornar um polo de inovação tecnológica, atraindo investimentos e gerando um impacto positivo no desenvolvimento sustentável e econômico”, frisou.
Estiveram presentes também à reunião, os representantes da Libelium (Jesus Estrada); SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrario, Agricultura, Pecuária e Pesca (Josimar Gurgel e Paulo Nogueira); coordenador AgroLabs (Ricardo Amorim); pesquisador AgroLabs e coordenador projeto Fruitech (Valdber Ramos); pesquisadora AgroLabs Dinani Amorim e Max Santana – pesquisador AgroLabs.
*Clas Marketing e Comunicação/Carlos Laerte – clascomunicacaoemarketing@gmail.com