logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Líder nacional, Mato Grosso registra 58% do CAR analisado

Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, estado já validou 11% dos Cadastros Ambientais Rurais analisados

CAR Lavoura com reserva legal em Campo Verde foto Rafael Marques Secom - MT

 

Mato Grosso já analisou 58% dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) realizados no estado e validou cerca de 11% deles. Dados do Sistema Florestal Brasileiro (SFB) revelam que a área analisada através do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) é mais de 10 vezes a média nacional, que é de 4%.

Mais de 130 mil produtores estão incluídos Cadastro Ambiental Rural (CAR) para regularizar propriedades, conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

+Pressão ambiental está aumentando e pode trazer embargos para o agro brasileiro, diz Mauro Mendes

Dados da Sema-MT mostram que a maior área analisada está dentro de grandes propriedades, que possuem mais de 15 módulos fiscais. Em área, representam 73% dos analisados, com 6.125 propriedades. Aproximadamente 7 mil, ou 15% dos cadastros são de médias propriedades, entre 4 a 15 módulos. As pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, somam 10% da área analisada, com 32 mil cadastros.

Investimentos e parcerias auxiliaram, diz Sema-MT

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que para atingir tais resultados a pasta investiu na contratação de profissionais especializados para intensificar as análises, além de empenho dos servidores.

+Medidas para regularização ambiental deveriam ser prioridade, afirmam especialistas; veja vídeos

Outros fatores que contribuíram nos últimos quatro anos, segundo a gestora, foram a padronização das análises, implantação de novos procedimentos de gestão.

“Apesar de Mato Grosso ser reconhecido pelo melhor desempenho na implementação do CAR, o trabalho é contínuo para ampliar ainda mais o número de validações. O objetivo é analisar todos os cadastros que estão no Sincar até o final de 2023”, diz Lazzaretti.

Ainda segundo a secretária de Meio Ambiente, a participação do Ministério Público Estadual para avaliar os procedimentos implantados, bem como de entidades do setor produtivo, também contribuíram para o saldo.

Análise do CAR em fase única e novo módulo

Segundo a Sema-MT, em 2022 a análise dos técnicos da Sema passou a ser feita em fase única. O cadastro só é validado quando não houver mais nenhuma pendência de documentação, e com o Plano de Regularização Ambiental (PRA) assinado.

+Mauro Mendes sugere confisco e perda da área para quem praticar desmatamento ilegal

A pasta revela estar desenvolvendo um módulo do CAR voltado especificamente para assentamentos rurais. A expectativa é a entrada de mais 100 mil cadastros na base de dados para análise, que somaria, ao menos, 230 mil cadastros.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Fonte: Canal Rural