- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Presidente da Abrafrutas discursa em nome do setor agro brasileiro no lançamento do Plano Safra 2025/2026

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, participou nesta terça-feira, 1º de julho, da cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/2026 voltado ao setor empresarial. O evento foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e lideranças do agronegócio nacional. Guilherme Coelho foi convidado a discursar em nome da agricultura nacional.

O Plano Safra é uma das mais importantes políticas públicas para o setor agropecuário, definindo os recursos disponíveis para custeio, investimento e comercialização da produção agrícola e pecuária do país. Em um cenário marcado por desafios logísticos, alta competitividade no mercado internacional e demandas crescentes por sustentabilidade e inovação, o acesso a crédito rural é um elemento essencial para a continuidade e expansão da atividade agropecuária.

Guilherme Coelho traz consigo uma trajetória sólida no setor agro. Produtor rural, empresário e ex-prefeito de Petrolina (PE), cidade reconhecida nacionalmente pela força do agronegócio. Ele atua há décadas diretamente no campo, conciliando visão empreendedora com experiência em gestão pública. Atualmente, à frente da Abrafrutas, tem representado o setor produtivo em articulações institucionais, missões internacionais e debates sobre políticas públicas estratégicas.

Grande defensor da expansão das áreas irrigadas, o presidente da Abrafrutas ressaltou no discurso a importância da irrigação para a produção agrícola e papel de transformação social e econômica.

A irrigação é o que gera prosperidade para as pessoas, pois proporciona segurança hídrica para os produtores e emprego. Somente o setor da fruticultura, gera 5 milhões de empregos diretos, somos responsáveis por 16% de toda a mão de obra do AGRO”, disse Guilherme.

Ele destacou ainda que a fruticultura é um exemplo claro da potencialidade do agro brasileiro. O setor teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025, as exportações de frutas teve crescimento expressivo de 24,78% em volume em comparação com o mesmo período de 2024.

Nos últimos dois anos do governo Lula, o Brasil conquistou o acesso a sete novos mercados internacionais para frutas como avocado, mamão, cítricos e uva, com destaque para países estratégicos como Chile, Índia, Japão, Costa Rica e China. Além disso, o país está em fase final de negociações para abrir outros oito mercados, incluindo Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Malásia e Nicarágua, o que evidencia a força do setor e a necessidade de políticas que continuem impulsionando sua expansão.

A cerimônia desta terça-feira marca o anúncio das condições de financiamento para o ciclo 2025/2026, incluindo valores totais, taxas de juros, linhas de investimento e prioridades estratégicas do governo federal. A participação de lideranças como Guilherme Coelho reforça o papel central do setor produtivo na construção de um Plano Safra que atenda às reais necessidades do campo e fortaleça a economia do Brasil.