- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Consumir mais frutas pode proteger contra ansiedade e depressão, revela pesquisa

De acordo com cientistas da Universidade de Queensland, a ingestão diária de 750 gramas de vegetais também beneficia o emocional
A alimentação é um dos principais fatores responsáveis por influenciar o funcionamento do corpo como um todo. As comidas presentes na dieta, portanto, podem impactar até a saúde emocional e o bem-estar. Mas, afinal, quais delas mais nos aproximam de uma mente saudável? Um estudo recente, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, aponta para as frutas e os vegetais!

Cientistas descobriram que, para além das frutas, a ingestão diária de 750 gramas de vegetais também beneficia o emocional

Como proteger o emocional?

Com o objetivo de entender como as refeições afetam o psicológico, pesquisadoras da Universidade de Queensland revisaram dados de três estudos que reuniram informações de mais de 45 mil australianos. Dessa forma, elas descobriram que aqueles que consumiam menos de 150 gramas de vegetais e frutas por dia tinham 160% mais chances de apresentar sintomas de transtornos mentais.

Os indivíduos que comiam cerca de 750 gramas, por sua vez, mostravam-se menos ansiosos, deprimidos ou estressados.

“Temos que ter cuidado para não confundir uma relação com uma ligação de causa e efeito. No entanto, nossa pesquisa é uma oportunidade rara para pensarmos profundamente sobre como a dieta afeta nossa saúde psicológica, e acho que essa é a beleza do estudo”, afirmou a coautora do levantamento, Selena Bartlett, em comunicado.

O poder das frutas e o risco dos refrigerantes

Com o estudo, as cientistas ainda conseguiram constatar que os alimentos naturais beneficiam, principalmente, o emocional das mulheres. Esse público, de acordo com os dados analisados, demonstrou maiores níveis de distúrbios psicológicos no início do experimento, em comparação com os homens.

“Para elas, cada porção extra de vegetais adicionada ao prato parecia reduzir o risco de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Não ultrapassamos, porém, as cinco porções diárias de vegetais”, esclarece.

Entretanto, a dieta rica em frutas e vegetais também se mostrou eficaz para a mente masculina, que sentiu os efeitos positivos das comidas a partir da terceira ou quarta porção. “Não estamos de forma alguma afirmando que comer mais vegetais cura a saúde mental. Este levantamento, contudo, corrobora as mensagens de profissionais que recomendam pratos recheados de vegetais e com baixo teor de açúcar”, esclareceu Bartlett.

Fonte: Terra