O primeiro semestre de 2025 confirmou a força da fruticultura brasileira no cenário internacional. Entre janeiro e junho, o Brasil exportou mais de 546 mil toneladas de frutas frescas e processadas, um crescimento de 27,17% em volume e 12,58% em valor em comparação ao mesmo período de 2024, alcançando a marca de US$ 583 milhões em faturamento.
Esses resultados refletem também o trabalho realizado pelo Projeto Frutas do Brasil, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem promovido as frutas brasileiras em feiras, missões comerciais e ações estratégicas nos principais mercados internacionais.
Frutas como melão, manga, uva, limão, melancia e banana puxaram os números, com destaque para o crescimento superior a 75% da melancia, 97% da banana e 106% da uva.
Nos últimos anos, o setor conquistou o acesso a novos mercados internacionais para frutas como uva, mamão, avocado e cítricos, entre eles Chile, Índia, Japão, Costa Rica e China. Essa diversificação tem sido estratégica para reduzir a dependência de poucos destinos.
Entretanto, o setor também enfrenta desafios importantes, a exemplo do chamado “tarifaço” dos Estados Unidos, que elevou a tarifa de importação de frutas frescas brasileiras para 50%. A medida trouxe preocupação ao setor e exige ainda mais estratégia de negociação e busca por novos mercados consumidores.
É nesse cenário de avanços e desafios que a Abrafrutas confirma sua participação em mais uma edição da Fruit Attraction Madrid 2025, que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, um dos maiores eventos mundiais da fruticultura.
“O desempenho no primeiro semestre mostra o esforço dos produtores brasileiros em superar desafios e conquistar novos mercados. Estar presente na Fruit Attraction é reafirmar o potencial da nossa fruticultura e negociar para que o Brasil conquiste ainda mais espaço no mundo”, destacou Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas.
O Brasil no centro do mundo
Durante a Fruit Attraction Madrid, no dia 30 de setembro de 2025, às 15h30, será realizado o anúncio oficial da terceira edição da Fruit Attraction São Paulo, marcada para março de 2026. A apresentação acontecerá no Fruit Next 4 Forum – Pavilhão 4 e contará com a participação do presidente da Abrafrutas.
O sucesso das duas primeiras edições em São Paulo, segundo Guilherme Coelho confirmou a importância do Brasil no mercado internacional da fruticultura. “Graças ao trabalho de promoção realizado pela Abrafrutas, a edição da feira realizada no Brasil, consolidou-se e tem atraído grande público e gerando expressivos negócios”, disse.
Potencial e impacto da fruticultura
A fruticultura é uma das atividades que mais geram emprego e desenvolvimento social no campo. O setor é responsável por milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, promove inovação tecnológica e garante renda para produtores em todas as regiões do Brasil.
Representante do setor, a Abrafrutas atua na defesa dos interesses da cadeia produtiva, na promoção internacional e na abertura de novos mercados, sempre valorizando o trabalho do produtor brasileiro.
Sobre o Frutas do Brasil
A Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), desenvolve um projeto de apoio aos exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; abertura de novos mercados; reconhecimento e diferenciação das frutas brasileiras; e aumento do saudável hábito de consumir frutas saborosas e com qualidade superior.
Sobre a Abrafrutas
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional. Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.