Para conhecer um pouco mais sobre esses trabalhos, baixe gratuitamente o livro Pesquisa e Inovação em Germoplasma e Melhoramento Genético na Embrapa Cerrados
Como ação do projeto “Plantas para o Futuro”, apoiado pela Embrapa Cerrados, foi realizada no dia 1º de outubro uma oficina sobre Bancos Ativos de Germoplasma e melhoramento genético de frutíferas nativas do Cerrado, com a participação de 37 profissionais. O objetivo foi promover a valorização e o uso sustentável de espécies nativas do Cerrado com potencial econômico, estimulando o conhecimento prático e a troca de saberes.
A oficina envolve parcerias com várias instituições como Embrapa Hortaliças (DF), Jardim Botânico, Universidade de Brasília e Universidade do Distrito Federal, Emater-DF, Secretarias de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente do Distrito Federal, além do Instituto Desponta Brasil, organizador do evento.
O coordenador nacional do Plantas para o Futuro, Lídio Coradin, e a engenheira agrônoma Julcéia Camillo apresentaram a iniciativa, voltada à promoção do uso, valorização do conhecimento e conservação da flora nativa brasileira em prol da presente e das futuras gerações.
Os participantes da oficina visitaram os Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) e Melhoramento de Frutíferas do Cerrado, apresentados pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, Fábio Faleiro; de Pequi, Baru e Mangaba, apresentados pelos pesquisadores Helenice Gonçalves e José Teodoro de Melo; de Baunilhas e Açaí, apresentados pelos pesquisadores Wanderlei de Lima e Fernando Rocha; e de Maracujás, Pitayas, Araçá e Macaúba, apresentados por Faleiro e pelo pesquisador Nilton Junqueira.
Na região Centro-Oeste, existem mais de 170 espécies de plantas nativas com potencial econômico atual ou futuro. Para conhecer mais sobre essas espécies, baixe gratuitamente o livro “Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial – Plantas para o Futuro – região Centro-Oeste” clicando aqui.
Na Embrapa Cerrados, diversas ações de pesquisa e desenvolvimento relacionadas à caracterização e uso de germoplasma e melhoramento genético são realizadas envolvendo frutíferas nativas – maracujás, pitayas, pequi, baru, mangaba, macaúba, araçá – e, mais recentemente, açaí e baunilhas. Para conhecer um pouco mais sobre esses trabalhos, baixe gratuitamente o livro “Pesquisa e Inovação em Germoplasma e Melhoramento Genético na Embrapa Cerrados” clicando aqui.
*Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO/Embrapa Cerrados – Telefone: (61) 3388-9891/9945 – cerrados.imprensa@embrapa.br
Fonte: Revista da fruta