- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Termotécnica realiza ações de relacionamento e reconhecimento em cooperativas de recicladores que mais captaram EPS (isopor)* pós-consumo 

Os encontros estão acontecendo em cooperativas e gerenciadores de resíduos de Joinville (SC), São José dos Pinhais e Curitiba (PR), Piracicaba e Rio Claro (SP)

A Termotécnica, líder na América Latina no desenvolvimento de soluções de embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*) e maior recicladora deste material pós-consumo no país, está realizando ações em cooperativas de recicladores e gerenciadores de resíduos industriais que mais captaram EPS em 2025. Nas cooperativas de Joinville (SC), São José dos Pinhais e Curitiba (PR), Piracicaba e Rio Claro (SP) estão sendo realizados encontros de reconhecimento ao trabalho de captação. O objetivo é estreitar ainda mais o relacionamento, valorizar o trabalho desses importantes parceiros para coleta, logística reversa e reciclagem desse material. Lembrando que Joinville, sede da Termotécnica, é uma das cidades que mais recicla EPS pós-consumo no país.

A Cooperativa Santa Bárbara foi reconhecida, em 2025, como a cooperativa que mais reciclou EPS em Joinville, destacando-se também pela excelente qualidade do material entregue.

“Como forma de reconhecimento, realizamos um café da manhã especial com os cooperados, reforçando a parceria para 2026 e valorizando a importância social desse trabalho, que gera renda e oportunidades para muitas famílias. Durante o encontro, os cooperados receberam uma camiseta e a cooperativa foi homenageada com a entrega de um certificado. Foi um momento muito especial”, ressalta Rosileni de Resendes Della Giustina, Coordenadora de Suprimentos da Termotécnica.

“Neste ano, também serão reconhecidos nossos parceiros os gerenciadores de resíduos. Essa parceria construída ao longo dos anos evidencia a importância do trabalho conjunto entre a indústria, os processadores de resíduos e as unidades recicladoras. Essa parceria é fundamental para economia circular”, complementa.

Por meio do Programa Reciclar EPS, criado em 2007, a companhia vem transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo valorizado no mercado e contribuindo para a inclusão sócio-produtiva de famílias que vivem desta cadeia de reciclagem. Nas unidades de reciclagem da Termotécnica, esse material pós-consumo é processado e transformado em nova matéria-prima pela empresa, que insere o novo produto no mercado com a marca REPOR, fornecendo poliestireno reciclado para fabricantes de produtos plásticos, a citar como exemplos carretéis para esparadrapos, peças técnicas para eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, rodapés, molduras, entre outras inúmeras aplicações. Neste período, 51 milhões de quilos de EPS foram reciclados pela empresa e reintroduzidos no mercado.

Confira neste vídeo como acontece o processo desenvolvido pela Termotécnica para transformar embalagens de EPS pós-consumo no REPOR, nova matéria-prima de origem 100% reciclada.

Quer ser um parceiro da Termotécnica na reciclagem do EPS?

Organizações públicas e privadas que quiserem se juntar ao Programa Reciclar EPS podem fazer o cadastramento diretamente no portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br). O site foi criado para esclarecer, orientar e potencializar a reciclagem do EPS destas embalagens pós-consumo. Ali há informações de porquê reciclar esse material, como reciclar e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país.

  *isopor é uma marca registrada de empresa terceira