Como parte do processo de recrutamento e seleção de chefe-geral, a Embrapa Uva e Vinho realizará no dia 22 de maio, audiências públicas para apresentação dos planos de trabalho dos candidatos homologados, os pesquisadores Henrique Pessoa dos Santos, das 8h30 às 11h, e Luciano Gebler, das 13h30 às 16h.
As audiências serão abertas para os empregados e ao público externo e realizadas no Auditório da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento , 515, Bento Gonçalves-RS).
Dinâmica da audiência
Conforme previsto em normativa, as audiências públicas terão a duração máxima de duas horas e 30 minutos e serão conduzidas pela presidente da Comissão de Seleção de Chefes (CSC) e representante da Diretoria Executiva da Embrapa, pesquisadora Mirian Eira. A programação prevê uma hora para apresentação do plano de trabalho do candidato e até uma hora e meia destinada à arguição conduzida pelos integrantes do Comitê de Seleção de Chefes (CSC), responsável por coordenar e conduzir o processo de seleção na Unidade.
A normativa também estabelece que os questionamentos direcionados ao candidato deverão ser previamente analisados e selecionados pelo CSC, considerando a relevância e aderência às propostas apresentadas.
Processo seletivo
O processo de recrutamento e seleção para o cargo de Chefe-geral da Embrapa é restrito aos empregados do quadro efetivo da Empresa, e é dividido em três etapas: a primeira é o recrutamento, inscrição e homologação das candidaturas. A segunda etapa é a avaliação da habilitação dos candidatos e a homologação dos candidatos, que irão participar da seleção final. Além da audiência pública, os candidatos passam por uma entrevista com a Diretoria-Executiva e na sequência é designado o novo Chefe-geral pela Presidência da Embrapa.
De acordo com o cronograma, o novo chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho deverá ser divulgado no final do mês de julho. Caso seja aprovado em todas as etapas, o novo gestor assumirá oficialmente o cargo em 1º de setembro de 2026. O mandato é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, condicionada ao processo de avaliação e recondução.
Sobre o Comitê de Seleção
Integram o Comitê de Seleção de Chefes (CSC) da Embrapa Uva e Vinho, como representantes da instituição: Mirian Therezinha Souza da Eira (Pesquisadora do Gabinete da Presidência), que preside o comitê; Flávio Bello Fialho (Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho), no papel de secretário-executivo, Dori Edson Nava (Pesquisador e Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado), Luís Fernando Revers (Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho), eleito como representante dos empregados junto à comissão. O CSC também conta com membros externos, que são: Helena Pan Rugeri (Ministério da Agricultura e Pecuária- Mapa), José Eduardo Brandão Costa (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas – Abrafrutas), e Cláudio Fioreze (Instituto Federal do Rio Grande do Sul-IFRS- Campus Viamão).
Serviço:
Audiências públicas para seleção de chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515- Bento Gonçalves -RS)
Data: 22 de maio de 2026
Horários:
8h30 às 11h – Henrique Pessoa dos Santos
13h30 às 16h – Luciano Gebler
Viviane Zanella (14400 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho
Contatos para a imprensa
uva-e-vinho.imprensa@embrapa.
Telefone: 54 34558084
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Bento Gonçalves/RSrodrigo.monteiro@embrapa.br
Telefone: +55 (54) 3455-8007
www.embrapa.br I mídias sociais



