- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Gargalos da fruticultura são discutidos no podcast Palavra do Campo

(Foto: Felipe Yatabe/Ed.Globo)

Gargalos da fruticultura são discutidos no podcast Palavra do Campo
Histórias de produtores de melão estão ligadas a dificuldades de exportação, como logística e fitossanidade

Seja na Fazenda Lusitânia, em Bonfim (RR), ou nas lavouras de Mossoró (RN), produtores de melão enfrentam dificuldades de expandir a exportação por encontrarem barreiras ligadas à logística e fitossanidade, aspectos indissociáveis quando se trata de venda externa e abertura de novos mercados para frutas.

Enquanto a primeira propriedade, comandada por Jorge Lopes, ainda busca exportar para a Europa, mas tem dificuldades de enviar as frutas via Georgetown, porto na Guiana, Ricardo Rocha já pensa em expandir as vendas para a China. Mas o Brasil precisa se adequar às exigências do país asiático.

Os produtores têm grandes desafios, desde o controle da mosca das frutas até o atendimento das exigências do consumidor de cada país importador. Resolver estas questões pode fazer o Brasil subir no ranking mundial de exportadores. Afinal, está entre os três maiores produtores de frutas no mundo, mas é o 24º em exportação.

No podcast Palavra do Campo, a Globo Rural discute o assunto com Luiz Roberto Barcelos, executivo da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Abrafrutas (Associaçao Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados); Carlos Goulart, diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Soares, gerente da MSC de Fortaleza, e Geraldo Júnior, diretor da GR Cidades – Soluções Estratégicas.

Para ouvir, coloque fones de ouvido e dê o play abaixo:

 

Fonte: Globo Rural