- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Mulheres no comando: liderança feminina na fruticultura é destaque no FRUTFORUM da Fruit Attraction

A Fruit Attraction 2025 segue sendo um dos principais palcos para negócios e debates estratégicos do setor de frutas, e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), mais uma vez, marca presença ativa nessa grande vitrine global. Além das movimentadas rodadas de negócios e do grande fluxo de visitantes no estande brasileiro, os fóruns técnicos também têm sido destaques na programação. Entre eles, o FRUTFORUM, com o tema: Mulheres das Frutas, que abordou a trajetória feminina na gestão da fruticultura.

O painel foi conduzido pela diretora de ESG da Abrafrutas, Priscilla Nasrallah, e contou com a participação das produtoras Maria Luiza Castro, Viviane Schappo, Tatiana Casarotti e Ângela M. Bastos, que compartilharam suas experiências, desafios e estratégias para fortalecer a presença feminina no setor.

Ao abrir a discussão, Priscilla Nasrallah questionou quais são os caminhos para que mais mulheres alcancem posições de liderança na indústria. Para Maria Luiza Castro, o desafio não está apenas na falta de oportunidades, mas também na escassez de mão de obra qualificada.

“Temos que incentivar as mulheres a se capacitarem, mas para isso, é essencial oferecer formação e criar redes de relacionamento que facilitem esse acesso”, destacou.

A importância do mentoria e das referências femininas também foi um ponto ressaltado. “Se cercar de pessoas que proporcionam oportunidades de capacitação faz toda a diferença. A maioria das pessoas constrói sua jornada com base nas oportunidades que recebe”, reforçou uma a produtora, Viviane Shapoo. Priscilla Nasrallah complementou, destacando como esse apoio pode ser decisivo:

“Ter mentores e referências variadas impulsiona o crescimento. A caminhada pode ser difícil, mas todos passam por desafios, e essas conexões ajudam a superá-los”.

Encerrando o painel, a mensagem foi clara: as mulheres precisam buscar suas oportunidades e os líderes do setor devem atuar para abrir caminhos. O FRUTFORUM mostrou que a presença feminina na fruticultura já é uma realidade, mas ainda há muito a evoluir para garantir mais equidade e protagonismo na gestão da cadeia produtiva.

A Abrafrutas segue no apoio e no incentivo a inclusão das mulheres na fruticultura, reforça que a diversidade fortalece o setor e abre novas possibilidades para o crescimento sustentável da fruticultura brasileira.