A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) participou nesta quarta-feira (25) do lançamento oficial da certificação Regenera, promovida pela associada QIMA, durante o primeiro dia da Hortitec 2025, uma das principais feiras do setor de horticultura, frutas e flores da América Latina.
A Norma Regenera For Inputs é a primeira certificação internacional exclusiva para insumos agrícolas voltados à promoção de práticas regenerativas. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e aos princípios ESG, a certificação tem como foco reconhecer insumos que apoiam sistemas produtivos sustentáveis e equilibrados, reforçando o compromisso com a saúde do solo, a redução de impactos ambientais e a segurança alimentar.
“A certificação Regenera está em sintonia com o que o mundo espera do agro brasileiro. A Abrafrutas acredita que a adoção de práticas regenerativas será um diferencial competitivo cada vez mais necessário para os nossos produtores”, destacou o gerente técnico da Abrafrutas, Jorge de Souza, durante o lançamento.
Além de fortalecer o compromisso socioambiental do agro brasileiro, a certificação oferece vantagens como o acesso a mercados premium, diferenciação competitiva e reconhecimento internacional dos insumos aprovados. Para a fruticultura, certificações como essa reforça o papel do setor, na liderança de uma produção agrícola mais responsável e alinhada às demandas globais.
A QIMA é uma empresa global especializada em auditorias, certificações, inspeções e testes voltados para a segurança, qualidade e sustentabilidade em diversas cadeias produtivas, incluindo o setor agrícola. Com presença internacional e atuação técnica reconhecida, a QIMA apoia empresas na implementação de práticas mais responsáveis e inovadoras, promovendo soluções alinhadas aos princípios ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No Brasil, a empresa é associada à Abrafrutas e tem contribuído ativamente para o fortalecimento da produção frutícola com foco em rastreabilidade e acesso a mercados exigentes.
A Abrafrutas segue presente na Hortitec até sexta-feira (27), representando a fruticultura nacional e apoiando inovações que impulsionam o setor com responsabilidade e competitividade.