- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Sustentabilidade e inovação no case da Frutas Luma com as embalagens DaColheita Bio, da Termotécnica

A Termotécnica segue avançando na sua estratégia de oferecer soluções de embalagens que unem tecnologia, qualidade e sustentabilidade. Depois do sucesso da linha DaColheita em EPS, reconhecida por prolongar a vida útil de frutas, legumes e verduras, os produtores de hortifrutis estão adotando as bandejas DaColheita Bio, fabricadas a partir de matéria-prima renovável e compostável.

A DaColheita Bio tem atraído clientes que buscam alternativas sustentáveis para agregar valor às suas marcas. Um exemplo é Airton Bueno, sócio proprietário da Frutas Luma, que já utiliza as conservadoras em EPS e agora também incorporou as bandejas DaColheita Bio ao seu dia a dia na Frutas Luma e no Sítio Bueno & Silva.

“Estou muito satisfeito com as embalagens DaColheita. Utilizo tanto a caixa de EPS, para embalar as pitayas do nosso segmento de produção, quanto as bandejas DaColheita Bio, que são uma excelente solução para quem procura alternativas sustentáveis e, com isso, agregar valor à marca. Essas novas tecnologias conscientes, fruto de muita pesquisa como a que a Termotécnica fez para chegar nesse resultado, possibilitam que empresas como a minha tenham a chance de gerar menos impacto ambiental e se tornar cada vez mais sustentáveis”, destaca Airton Bueno.

Mais qualidade e menor impacto ambiental

As conservadoras DaColheita fabricadas em EPS são amplamente reconhecidas pelos benefícios logísticos e de preservação da qualidade dos alimentos. De acordo com Airton Bueno, que utiliza a embalagem de 3kg para Pitaya, as embalagens em EPS proporcionam proteção térmica, diminuindo a variação de temperatura na logística.

Trata-se do conceito de delta térmico na cadeia de frio de alimentos e medicamentos, que monitora e gerencia as variações de temperatura durante o armazenamento e transporte destes produtos sensíveis para garantir a sua qualidade, integridade e segurança e, consequentemente, aumentando o shelf life das frutas.

“Assim, garantimos a mesma qualidade que temos na colheita. Além disso, as conservadoras DaColheita são resistentes e preservam a integridade da mercadoria durante todo o transporte., avalia.

Já as bandejas DaColheita Bio, feitas do bagaço da cana-de-açúcar, ampliam as possibilidades de soluções sustentáveis no agronegócio sem perda de resistência e integridade física.

“Em termos de resistência, essas bandejas têm se mostrado firmes diante das condensações provocadas pela câmara fria, sem deformar e sem ficarem ‘moles’”, acrescenta Airton.

Aposta estratégica da Termotécnica

Para o Presidente da Termotécnica, Albano Schmidt, a DaColheita Bio representa um turning point na história da companhia:

“A Termotécnica sempre investiu muito em sustentabilidade e inovação. Estamos atentos aos movimentos mundiais de ampliação do uso de materiais de fontes renováveis e apostamos em um plano estratégico de médio e longo prazo para diversificar nossa matriz de materiais e fornecer soluções completas, nos antecipando às demandas de nossos clientes.”

A linha DaColheita Bio foi desenvolvida em quatro tamanhos, especialmente para o mercado de FLV (Frutas, Legumes e Verduras). Segundo Alexandre Cotrim, Gerente de Inovação Empreendedora, o projeto seguiu especificações de design, durabilidade e resistência à umidade, para manter o shelf life dos produtos frescos e reduzir perdas ao longo da cadeia produtiva.

“As bandejas DaColheita Bio conversam muito bem com o segmento de hortifrútis orgânicos, onde tanto produtores como consumidores valorizam o uso de materiais de fontes renováveis. Além disso, ampliam o conteúdo de valor sustentável por serem provenientes de resíduos da agroindústria”, explica Cotrim.

Embalagens que fazem a diferença

A experiência da Frutas Luma mostra que é possível unir praticidade, qualidade e responsabilidade ambiental com as soluções DaColheita. Como ressalta Airton Bueno, essas embalagens ajudam a resolver desafios que seriam difíceis de superar sozinho:

“Sim, continuarei adquirindo novas embalagens. Elas nos trazem diversos benefícios e nos ajudam a solucionar problemas. As bandejas DaColheita Bio são um primeiro passo importante para uma nova matriz de matérias-primas mais sustentável e renovável.”

Com a confiança dos clientes e a força da inovação, a Termotécnica reafirma seu compromisso de ser protagonista em embalagens que preservam alimentos, reduzem desperdícios e contribuem para um futuro mais sustentável.