logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Brasil está atento a doença que acomete a bananeira

 


Doença causada por fungo, que já está em alguns países como Colômbia e o Peru, vem sendo monitorada por especialistas
Brasil Rural

Um patógeno, que pode causar uma grave doença na cultura da banana, e já está em países vizinhos, vem chamando a atenção dos especialistas. Quem explica isso para a gente é o Fernando Haddad, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Segundo ele, a doença é causada por um fungo chamado murcha de Fusarium (raça RT4), que não está presente no país, mas que representa uma grande ameaça à produção de bananeiras.

Na entrevista, ele fala mais sobre os cuidados e como anda a pesquisa no setor.

“Nós temos esse fungo aqui no país, mas numa marcha diferente da que ocorre hoje no mundo e foi introduzida recentemente no Peru e na Colômbia. E como eles fazem fronteira com o Brasil, nós devemos ter todo esse cuidado e toda a nossa vigilância sanitária para evitar a entrada dessa praga quarenteránia no país, que vem sendo trabalhada bastante pelo Ministério da Agricultura. Daí a importância de se conscientizar a população a não trazer produtos tanto de origem animal quanto vegetal clandestinamente. Já que é impossível monitorar tudo que entra no país”, observa Haddad.
Outro problema desse fungo é que ele permanece no solo por mais de 30 anos. “Então, trazer um novo patógeno seria um desastre muito grande. Se essa raça RT4 entrar no país, além de afetar a banana maçã e a prata, pode afetar também a banana nanica e causar grande danos como o que houve com a banana maçã”, alerta o pesquisador.

Ouça a entrevista completa no player abaixo

TAGS: PRAGA QUARENTENÁRIA BANANEIRA

Fonte: EBC