logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Emergência hídrica: governo emite alerta de junho a setembro para cinco estados do país

De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, essa é a primeira vez que um alerta como este é realizado pelo governo em mais de 100 anos; alerta vale para estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná

Solo seco é uma das características do efeito do La Niña sem chuva

Foto: Mapa/divulgação

Motivado pela crise hídrica, o governo anunciou que irá emitir um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. As informações partem do jornal Estado de S. Paulo.

Todas essas regiões estão localizadas na bacia do Rio Paraná, área onde concentra-se parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas. Na região, a situação é classificada como “severa” e a previsão é de pouco volume de chuvas para o período.

Ainda de acordo com o jornal Estado de S. Paulo, essa é a primeira vez que um alerta como este é realizado pelo governo em mais de 100 anos.

Em nota oficial, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), afirmou que as perspectivas climáticas para 2021/2022, indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas.

A previsão climática indica para o período junho-julho-agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do rio Paraná.

Fonte: Canal Rural