logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Com participação da Abrafrutas retomada do Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura é discutida em reunião

 

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) participou hoje (10), pela manhã, da 63ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura – (CFS/MAPA) e da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para tratar, em especial, da retomada do Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura (PNDF).

A reunião que foi mediada pelo presidente da CFS do Mapa e também diretor institucional da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, teve como objetivo discutir, além do PNDF, as dificuldades na emissão de Permissão de Trânsito Vegetais (PTV), em finais de semana, na região do Vale do São Francisco e promoção de um fundo para o Desenvolvimento da Fruticultura.

Segundo o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Ivan Pinto, os entraves na emissão do PTV já é uma demanda antiga. Ele explica que apesar do processo ter sido simplificado no final do ano passado, ainda sentem muitas dificuldades na emissão do documento aos finais de semana e feriados, pois as Agências Estaduais não têm expediente nesses dias. Ivan sugeriu a autorregulação como solução para essa demanda.

Segundo a coordenadora-geral de Proteção de Plantas do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas (DSV) do Mapa,  Graciane Castro, essa problemática pode ser resolvida em acordo direto com as Agências, como tem ocorrido em outras localidades, entretanto, é preciso pontuar as questões que envolve a parte tecnológica, ou seja, de sistemas que precisam funcionar de modo operante sem intercorrências.

Sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, Luiz Barcelos acredita ser oportuno e diretamente especial. Ele acredita que o setor deve planejar melhor suas ações visando o alcance de conquistas ainda maiores. “Apagar incêndio não é uma estratégia ideal. Quando temos um plano conseguimos solucionar uma série de problemas com estratégias já discutidas”, disse.

O assessor da Secretaria Executiva do Mapa, Luiz Eduardo Rangel, foi nomeado para coordenar o PNDF  afirmou que este não é um plano do governo, mas do setor privado, construído em sinergia com o governo.  Com a retomada, Luiz Rangel afirmou ser necessário repactuar e rever algumas estratégias traçadas no plano.

O PNDF lançado em 2018 tem como objetivo traçar uma política de estratégias de ação para o setor visando avançar na qualidade da produção, no aumento do consumo interno e das exportações.

A reunião contou com a participação especial do secretário-executivo do Mapa, Marcos Montes.

Clique aqui para conhecer o PNDF

 

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas