Produto favorece o desenvolvimeto vegetal da planta
O produto em questão tem o nome comercial Paclo BR, desenvolvido pela portuguesa Ascenza. Os fitorreguladores, também conhecidos como bioestimulantes, biorreguladores ou reguladores vegetais, como o próprio nome diz, estimulam a planta e promovem um equilíbrio entre o crescimento vegetativo e o desenvolvimento reprodutivo.
Os resultados mostraram que no caso do índice de florada foi possível alcançar mais de 80%,enquanto a testemunha atingiu 60%, ou seja 20% a mais com o uso do fitorregulador. O número de pegamento, mangas por panícula em brotos quebrados, a média com o uso do produto foi de mais de 2,3 unidades, já a testemunha produziu até 2. Em brotos não quebrados a média com o produto da Ascenza ficou em 1,7 unidades, a padrão da fazenda em 1,2 e a testemunha pouco mais de 1,5.
O fitorregulador é formulado na Europa e tem como base o Paclobutrazol (PBZ), que utilizado em pequenas concentrações, promove, inibe ou desencadeia uma série de processos fisiológicos no crescimento e desenvolvimento vegetal, com significativos reflexos na expressão do potencial produtivo. Isso acontece com a ação de bloqueio na síntese de giberelinas, diminuindo o crescimento vegetativo da planta e consequentemente favorecendo a floração da mesma.
“A utilização de fitorreguladores tem se intensificado ano a ano na fruticultura como uma ferramenta para modular as épocas de produção e colheita. Atualmente, nas regiões de clima tropical, principalmente na zona semiárida do Nordeste brasileiro, o uso do (PBZ) é uma prática comum e propicia a produção de manga o ano inteiro”, salienta o engenheiro agrônomo e gerente comercial brasileiro da empresa, Renato Francischelli.
Fonte: Agrolink