logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Maracujá tem sucesso no Distrito Federal

A média nacional de produtividade é de 14 ton/ha, e no DF é de mais de 30 ton/ha

A cultura do maracujá tem alcançado bons resultados no Distrito Federal. A média nacional de produtividade é de 14 ton/ha, e no Estado é de mais de 30 ton/ha devido ao uso de tecnologias, como o uso de cultivares superiores e de outras tecnologias no sistema de produção.

As vantagens da produção de maracujá em estufa e o plantio da fruteira a céu aberto em sucessão a hortaliças foram destacados na visita técnica realizada por pesquisadores da Embrapa Cerrados (DF) e extensionistas rurais da Emater-DF a duas propriedades na região administrativa de Planaltina.

Segundo o coordenador de fruticultura da Emater-DF, Felipe Cardoso, o Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de maracujá, e que o Distrito Federal, apesar de não ser um grande produtor, se destaca pela alta produtividade. Ele aponta, entre outros fatores já citados, que a alta produtividade também se dá em função da polinização manual, bastante difundida entre os agricultores locais.

A adubação do solo para o plantio do maracujá em rotação também é fundamental. “No plantio no campo, temos uma colheita média de um saco (12 kg) por planta. Na estufa, temos a possibilidade de colher três sacos (36 kg) por planta e ter uma produtividade de 100 ton/ha”, comparou, apontando o maracujá como alternativa de rotação de culturas e diversificação de renda.

O custo de implantação de uma estufa (350 m2), segundo Cardoso, está avaliado em cerca de R$ 10 mil a R$ 14 mil. Por outro lado, o produtor que já utiliza a estufa na produção de hortaliças terá redução de custo com o aproveitamento da adubação e das estruturas de condução e de irrigação, além de promover a quebra de ciclo de pragas e doenças com a rotação de culturas. “O ambiente controlado da estufa favorece a sanidade das plantas, diminuindo o custo com agrotóxicos”, completou.

A produção do maracujá em estufa também ocorre em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo. “Mas essa tecnologia nasceu aqui no DF. É hoje uma referência mundial, com altíssimas produtividades. É produzido um maracujá livre vírus e outras doenças e pragas. Com melhor controle da irrigação, adubação e polinização manual, praticamente toda flor vai produzir fruto”, comentou Fábio Faleiro.

Fonte: Agrolink