logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Agosto é mês de frutas cítricas e muita vitamina C

Divulgação: Supermercados São Jerônimo — Foto: Divulgação: Supermercados São Jerônimo

Divulgação: Supermercados São Jerônimo — Foto: Divulgação: Supermercados São Jerônimo

Quem não gosta de um suco geladinho para refrescar o calorão da nossa região ou então preparar um belo doce para a família no final de semana. Hum… deu água na boca. Mas para fazer uma boa economia na hora das compras procure receitas com as frutas da estação assim você terá facilidade em encontrar seu produto e com preço acessível, já que a oferta será farta.

Isto acontece porque uma fruta de época amadurece no tempo certo, é mais resistente ao clima e, por isso, não precisa de aditivos químicos para sobreviver ou amadurecer antes da hora. Ela também é mais bonita e tem um sabor bem característico.

Neste mês de agosto a frutas mais comuns que encontramos são bastantes presentes na mesa do brasileiro como a banana-nanica, laranja-pera, lima, maçã, mamão, mexerica e tangerina, mas tem também caju, e morango. Com propriedades antioxidantes, a laranja pera traz, além da vitamina C, sais minerais como o cálcio, potássio, sódio e fósforo e vitaminas do complexo B. O consumo de duas laranjas por dia é suficiente para garantir a quantidade diária de vitamina C de que o organismo necessita.

Você conhece a lima-da-pérsia? Essa fruta cítrica de origem asiática, por ser menos ácida que o limão, conquistou espaço em receitas, pratos, sucos e chás, além de possuir um aroma muito característico que a torna especial. Além da vitamina C, ajuda na prevenção da asma, limpa o fígado e é amiga dos rins, melhora a saúde cardiovascular e ajuda no controle do diabetes.

Já a tangerina, é conhecida por uma variedade de nomes como mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Nativa da Ásia, a mexerica também é rica em vitamina C, que favorece a produção de colágeno proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele. (Confira a receita de uma geléia deliciosa)

Muito cultivado no Ceará, que possui a maior área plantada no país, o caju contém vitamina C e zinco, beneficiando todo sistema imunológico. O zinco contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações.

A banana nanica é outra queridinha do brasileiro e tem esse nome por causa do tamanho da bananeira que tem baixa estatura. Essa fruta é muito indicada para ser consumida por atletas por sua alta concentração de potássio o que previne câimbras e ser perfeita para baixar a pressão arterial, e portadores de diabetes, devido ao seu baixo índice glicêmico.

Você sabia que a maçã também tem vitamina C? Pois é. Essa fruta contêm poderosos nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Possuem fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do corpo. Já o mamão é muito mais que um alimento para saciar a fome matinal.Essa fruta é rica fonte de fibras, potássio e vitaminas A e C, que auxiliam o organismo a prevenir inúmeras doenças. Tem ainda o morango, que além da vitamina C, contém vitamina E, betacarotenos, compostos bioativos que reforçam a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos. Ah! com ele é possível fazer sobremesas maravilhosas.

Geléia de mexerica com chia

Ingredientes:

  • 6 mexericas (dê preferência para a do tipo morgote que possui mais suco)
  • ½ xícara (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de suco de laranja
  • 3 col. (sopa) de chia
  • 3 col. (sopa) de adoçante xilitol ou eritritol

 

Modo de preparo:

Antes de mais nada, descasque as mexericas e retire o excesso das fibras. Em seguida, corte os gomos ao meio, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara de água. Coe e leve para a panela. Adicione o suco de laranja, a chia e o adoçante. Deixe cozinhar em fogo baixo. Quando começar a formar espuma, não mexa. Entretanto, retire essa espuma aos poucos. Dessa forma, você evita que a geleia fique com sabor amargo. Então, cozinhe por cerca de 20 minutos – ou até atingir a consistência desejada. Assim que finalizar, armazene em potes de vidro com tampa, na geladeira, por até 10 dias.

Os Supermercados São Jerônimo recebem frutas, verduras e legumes fresquinhos todos os dias. Venha conferir de perto a qualidade dos nossos produtos e economizar!

PARA VER ESSAS E MAIS DICAS, CLIQUE AQUI!!

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES DOS SUPERMERCADOS SÃO JERÔNIMO.

Fonte: São Jerônimo Supermercados