Um abacate por dia pode ajudar a redistribuir a gordura abdominal em mulheres para um perfil mais saudável, concluiu um novo estudo da Universidade de Illinois Urbana-Champaign et al.

Cento e cinco adultos com sobrepeso e obesos participaram de um ensaio clínico randomizado que forneceu uma refeição por dia durante 12 semanas. Mulheres que consumiram abacate como parte de sua refeição diária tiveram uma redução mais profunda na gordura abdominal visceral.

Liderados por Naiman Khan, um professor de cinesiologia e saúde comunitária de Illinois, os pesquisadores publicaram seu estudo, financiado pelo Hass Avocado Board, no Journal of Nutrition.

“O objetivo não era perder peso; Estávamos interessados ​​em entender que efeito o consumo de abacate tem na maneira como as pessoas armazenam a gordura corporal. A localização da gordura no corpo desempenha um papel importante na saúde ”, disse Khan.

“No abdômen, existem dois tipos de gordura: a gordura que se acumula logo abaixo da pele, chamada de gordura subcutânea, e a que se acumula mais profundamente no abdômen, conhecida como gordura visceral, que envolve os órgãos internos. Pessoas com uma proporção maior dessa gordura visceral mais profunda tendem a ter um risco maior de desenvolver diabetes. Então, estávamos interessados ​​em determinar se a proporção de gordura subcutânea e visceral mudava com o consumo de abacate ”, disse ele.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Um grupo recebeu refeições que incorporavam um abacate fresco, enquanto o outro grupo recebeu uma refeição que tinha ingredientes quase idênticos e calorias semelhantes, mas não continha abacate.

No início e no final das 12 semanas, os pesquisadores mediram a gordura abdominal dos participantes e a tolerância à glicose, uma medida do metabolismo e um marcador de diabetes.

Participantes do sexo feminino que consumiram um abacate por dia como parte de sua refeição tiveram uma redução na gordura abdominal visceral, a gordura elusiva associada ao aumento do risco, e experimentaram uma redução na proporção de gordura visceral para gordura subcutânea, o que indica uma redistribuição de gordura externa os órgãos. No entanto, a distribuição de gordura nos homens não mudou e nem os homens nem as mulheres melhoraram a tolerância à glicose.

“Embora o consumo diário de abacate não altere a tolerância à glicose, o que aprendemos é que um padrão alimentar que inclui um abacate todos os dias afeta a forma como as pessoas armazenam gordura corporal de uma forma benéfica para a saúde, mas os benefícios são principalmente nas mulheres ”. Khan disse.

“É importante mostrar que intervenções dietéticas podem modular a distribuição de gordura. Saber que os benefícios eram apenas aparentes nas mulheres nos diz um pouco sobre o potencial do sexo para desempenhar um papel nas respostas às intervenções dietéticas. ”

Os pesquisadores disseram que esperam realizar um estudo de acompanhamento que forneça aos participantes todas as suas refeições diárias e olhar para marcadores adicionais de saúde física e intestinal para obter uma imagem mais completa dos efeitos metabólicos do consumo de abacate e determinar se a diferença permanece entre aqueles dois sexos.

“Nossa pesquisa não apenas lança uma luz valiosa sobre os benefícios do consumo diário de abacate nos diferentes tipos de distribuição de gordura entre os sexos, mas nos fornece uma base para trabalhos futuros para entender o impacto total do abacate na saúde. Gordura corporal e saúde”. disse o co-autor do estudo Richard Mackenzie, professor de metabolismo humano da Universidade de Roehampton, em Londres.

“Ao levar nossa pesquisa mais longe, seremos capazes de obter uma imagem mais clara de quais tipos de pessoas se beneficiariam mais com a incorporação de abacates em suas dietas e fornecer dados valiosos para consultores de saúde para orientar os pacientes sobre como reduzir o armazenamento de gordura e os perigos potenciais do diabetes ”, acrescentou Mackenzie.

Pesquisadores da University of Florida e Eastern Illinois University também contribuíram para este trabalho.

Fonte: Portal Frutícola