logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

RS aprova projeto que transforma porto de Rio Grande em empresa pública

Medida prevista em Projeto de Lei tem como objetivo deixar administração do porto mais profissional, diz superintendente dos portos

O porto de Rio Grande teve sua natureza jurídica alterada. Com isso deixará de ser uma autarquia e passará a ser uma empresa pública. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta terça, 15, e está prevista dentro do Projeto de Lei 230/2021.

“Isso permite que, definitivamente, o caixa do porto fique com o porto e tenhamos uma administração mais profissional, que será balizada pela Lei 13.303 que regula as empresas públicas”, afirmou o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima. Além disso, um novo projeto de lei será levado à Assembleia para definir a situação do quadro funcional, como aposentadoria e direitos dos trabalhadores.

“A nossa intenção é de concretizar, com a maior harmonia possível, os interesses mútuos da modernização do porto, que é uma exigência do governo federal, da Secretaria Nacional de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários e do Ministério da Infraestrutura”, completou Estima. Os portos gaúchos eram os únicos a manter um convênio de delegação como autarquia e a exigência para renovação era a alteração para empresa pública.

Ainda de acordo com Estima, a implantação da empresa pública está prevista para a virada do ano. O porto terá três meses para fazer a adequação de processos. “Queremos abrir a gestão do próximo ano com a nova empresa, denominada Portos RS, que cuidará de toda a hidrovia, os três portos públicos, além da relação com os demais terminais concedidos e os terminais de uso privado”, concluiu.

Fonte: Canal Rural