logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Com apoio da Abrafrutas  Embrapa apresenta técnicas do manejo da Uva BRS Melodia a produtores da região do Vale do São Francisco

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivado (ABRAFRUTAS), apresentou hoje (20), em evento presencial e online, técnicas de manejo da uva BRS Melodia. Uva que tem como atributos cor, sabor e alta produtividade, promete ganhar espaço no mercado nacional e internacional.

A BRS Melodia que já vem sendo produzida em regiões de clima temperado, pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil” da Embrapa, agora está também sendo produzida no Vale do São Francisco, principal região produtora e exportadora de uvas de mesa do Brasil.

O lançamento das técnicas de manejo ocorreu no auditório do Palace Hotel, em Petrolina e contou com a participação de diversos produtores da região, pesquisadores da Embrapa. Além destes participaram também o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho e o presidente da Embrapa Celso Moretti.

O presidente da Abrafrutas ressaltou no evento o potencial do setor no desenvolvimento do país. Disse estar animado com os números das exportações que vem crescendo a cada mês e que em breve anunciarão o marco histórico do primeiro bilhão em exportações de frutas.

“Estamos muito animados, fechamos os dados das exportações e em plena pandemia, nesse terceiro trimestre do ano, obtemos aumento de 27% em dólar e 22% em volume. Motivo de muita alegria e expectativa, pois se Deus quiser no dia 10 de janeiro de 2022, vamos anunciar ao Brasil e ao mundo que conseguimos atingir a meta do primeiro bilhão de dólares em exportação”, disse Guilherme Coelho.

Ainda segundo o presidente da Associação, 70% das frutas exportadas saem de quatro estados brasileiros, são eles: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.  A fruticultura nesses estados e em outros faz a diferença na vida de muitas pessoas, pois é o setor que mais emprega e inclui, são cerca de 5 milhões de empregos diretos.

A pesquisadora Patrícia Ritschel, coordenadora do Programa de Melhoramento Genético da Embrapa “Uvas do Brasil” foi quem apresentou as recomendações das técnicas de manejo da BRS Melodia. Segundo a pesquisadora a BRS Melodia surgiu a partir de demandas do setor em uva de mesa na cor vermelha, do tipo fina para ser uma alternativa da uva Crimson Seedless, que é uma uva de domínio público, mas que a fertilidade dela não permiti safras sucessivas, com produção uma vez ao ano.

As pesquisas para a Melodia se basearam em algumas características, dentre elas a cor, sabor, fertilidade, tolerância a chuvas e doenças, manejo, qualidade pós colheita e outros. Os produtores interessados em cultivar a BRS Melodia na região do vale do São Francisco já podem adquirir mudas junto aos viveiristas licenciados pela Embrapa.

Os participantes do evento contaram ainda com a palestra do presidente da Embrapa que abordou o seguinte tema: “Sustentabilidade e competitividade da Agricultura Brasileira”. Moretti afirmou que o Brasil revolucionou no que diz respeito a produção de alimentos e, para ele, isso deve ser contado ao mundo.

“O agro é o motor da economia, a despeito de tudo que ocorreu em virtude da pandemia, o produtor prosseguiu produzindo, seguiu colocando produtos nas prateleiras do mercado. O produtor não parou, o agro não parou e Embrapa também não parou, prova disso que estamos aqui hoje entregando para a região do Vale do São Francisco a BRS Melodia”, disse Moretti.

A potencialidade brasileira na produção de alimentos é muito grande, segundo Moretti são 350 tipos de produtos exportados para mais de 200 mercados em todo o mundo. Para ele, isso tudo faz parte de um investimento robusto em ciência tecnologia e inovação.

O lançamento das técnicas de manejo da BRS Melodia ocorreu de forma presencial e online e pode ser assistida a qualquer momento no canal da Embrapa no Youtube.

 

Veja também entrevista com o presidente da Abrafrutas ao Canal Terra Viva sobre este assunto

 

Por: Telma Martes, comunicação Abrafrutas