logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Frutas da estação: confira o que fica mais barato consumir em janeiro

Laranja fica cerca de 10% mais barata neste mês

Arquivo/Midiamax

Boa parte das listas de resoluções de ano novo devem ter entre as promessas alimentar-se de forma mais saudável em 2022. Não é tarefa difícil, considerando que o primeiro passo é consumir mais frutas, verduras e legumes. Mas, quais são os hortifrutis e hortaliças mais em conta, para que a resolução não pese no bolso?

O Jornal Midiamax foi atrás e preparou a relação dos alimentos que vão fazer bem não só ao corpo, mas, também, ao bolso. A lista tem uma velha conhecida do dia a dia dos campo-grandenses e a expectativa é que cresça até o fim do mês.

De acordo com o diretor de abastecimento e mercado da Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Fernando Begena, a safra de frutas em janeiro inclui abacaxi, laranja, melancia, nectarina, mamão, maracujá, uva e outras demais. Em relação aos preços, o responsável destaca que o Ceasa ainda não sofreu muitos reflexos nos preços dos produtos, e por enquanto, somente a laranja apresentou queda de cerca de 10% em seu valor.

A expectativa é que mamão e abacaxi também tenham queda de preço em janeiro. (Foto: Reprodução)
No entanto, Fernando Begena aponta que há expectativas de queda de preços no mamão e no abacaxi. “Aguardamos, aí, o abacaxi, além do mamão aqui do estado, que contribuem para uma queda mais significativa nos preços”, adianta Begena. A safra de verduras e legumes abrange alface, couve, abobrinha, quiabo, pimentão, pepino e tomate. O valor destes produtos, em contrapartida, aumentaram devido às chuvas este mês. Acerca disso, o diretor de abastecimento e mercado revela que é necessário aguardar.

Qual o valor nutricional das frutas e verduras da estação?
A expectativa é que mamão e abacaxi também tenham queda de preço em janeiro. (Foto: Reprodução)

Aliar uma alimentação saudável ao custo-benefício dos alimentos da safra pode trazer inúmeras vantagens para o seu corpo e para suas finanças. Conforme a nutricionista mestre em Tecnologia e Saúde e docente no Senac Turismo e Gastronomia, Melina Ribeiro Fernandes, o consumo de frutas e verduras da estação é benéfico por diversos motivos, entre eles o valor nutricional.

“A safra demanda menores interferências químicas e humanas para o desenvolvimento dos alimentos, e com isso, é natural também que façam a captação de mais nutrientes do solo em que estão crescendo se tornando mais nutritivas e com características mais marcantes de sabor, aromas e maturação perfeita”.

Ribeiro também destaca que frutas amarelas e alaranjadas como abacaxi, laranja, maracujá, mamão, que fazem parte da safra de janeiro, são ricas em vitaminas A, C, complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio, e portanto, fundamentais para o fortalecimento da imunidade.

A melancia pode ser consumida em sucos, em sua forma integral ou combinada com alimentos refrescantes e cítricos. (Foto: Reprodução)

A melancia pode ser consumida em sucos, em sua forma integral ou combinada com alimentos refrescantes e cítricos. (Foto: Reprodução)
Já a melancia, é rica em potássio e magnésio, traz efeitos benéficos no equilíbrio de líquidos corporais, ajudando a prevenir a retenção de hídrica e a promover uma pele bem hidratada e jovial.

As verduras como tomate, pimentão, abobrinha e pepino, quando consumidos na época certa da safra também podem funcionar como alternativa para garantir uma alimentação mais natural e saudável. Acerca disso, a nutricionista declara “a alimentação diária com frutas e verduras da estação é uma forma de ter um estilo de vida mais saudável, consciente e sustentável”.