- 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Circuito das Frutas é opção de bate-volta desde São Paulo

Referências no cultivo de frutas de mesa, os dez municípios promovem o turismo rural e festas típicas

A ideia surgiu entre os proprietários rurais da região, que buscavam uma fonte de renda alternativa e criaram a associação em 2000. Para os habitantes de São Paulo, o circuito é uma ótima opção para conhecer o dia-a-dia no campo e eventualmente colher frutas frescas direto do pé durante um passeio de bate-volta. Como tudo é bem próximo, é possível visitar mais de uma cidade em um único dia: o município mais afastado da capital é Indaiatuba, a cerca de 110 quilômetros, e as demais cidades que compõem o Circuito das Frutas ficam a no máximo 90 quilômetros uma da outra.

A seguir, veja as atrações de cada destino ao longo do ano, além do calendário de festas e da época de cada fruta:

Atibaia 

 

 

Atibaia é uma das principais produtoras de morangos e flores no país. Um dos destaques do turismo rural na cidade é o “Colha e Pague” do Orquidário Takebayashi, com uma estufa de orquídeas e quatro de morangos. Funciona assim: o visitante colhe as frutas ou flores, pesa tudo em uma balança e paga o correspondente. As visitas precisam ser agendadas e ocorrem de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Nos meses de junho e julho acontece a tradicional Festa do Morango. Em setembro, comemora-se a entrada da primavera com a Festa da Flores.

Outras atrações – Monumento Natural da Pedra Grande é uma montanha de 1.418 metros de altitude na Serra do Itapetinga, de onde partem voos de parapente. Embora a estrada de chão batido não seja das melhores, é possível chegar de carro até um estacionamento próximo ao cume. No Parque das Águas, um teleférico leva do Lago Major até a parte alta do centro em um passeio de 20 minutos (veja mais informações aqui). Entre os restaurantes, a Fazenda Paraiso serve comida caipira desde o café da manhã e entretém os pequenos com pedalinho, parquinho e bichos de fazenda. Por fim, Atibaia guarda ainda dois resorts bastante procurados entre as famílias com crianças, o Bourbon e o Tauá.

Localização – A 65 km de Campinas e a 67 km de São Paulo.

Indaiatuba

 

 

Quase 200 propriedades produzem uvas de mesa em Indaiatuba, que recebe três festas típicas ao longo do ano. Além da Festa da Frutas e Hortaliças em abril, há a Festa das Nações Unidas em julho, que reúne no centro da cidade barracas de comidas típicas da culinária italiana, japonesa, alemã, suíça, nordestina e afrodescendente. Em agosto, a Festa da Tradição da Colônia Suíça é organizada pelos moradores da comunidade suíça presente no bairro Helvetia.

Outras atrações – Um córrego que cortava 80% da área urbana de Indaiatuba foi transformado pelo arquiteto Ruy Ohtake no Parque Ecológico, que tem 15 quilômetros de pistas de caminhadas e ciclovias, pista de skate, raia de remo olímpico e campos de futebol e vôlei. Também foi repaginada a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, que hoje abriga o gratuito Museu Ferroviário. Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h30, ele guarda uma locomotiva a vapor adquirida pelo Imperador Dom Pedro II.  Para comer, uma instituição local é o Pezão Bar, que serve petiscos e frutos domar.

Localização – A 28 km de Campinas e a 103 km de São Paulo.

Itatiba 

 

 

Três festas do calendário do Circuito das Frutas são realizadas em Itatiba. A Festa do Caqui, no mês de abril, é dedicada à fruta mais cultivada da cidade e já atraiu mais de 50 mil pessoas em 2019. Durante as celebrações, são vendidos licores, sucos, compotas, geleias e pães. Em junho, a Festa de São Pedro tem apresentações de artistas locais no Parque da Juventude e, em outubro, a Festa de San Genaro homenageia a cultura italiana, que influenciou fortemente o município. Ao longo do ano, vale visitar a produção de vinhos artesanais da Adega Rosso Natural, que funciona como restaurante e também defuma carnes, peixes e queijos. Também merece destaque o luxuoso Hotel Fazenda Dona Carolina. que organiza tours pela produção artesanal de café e cachaça na propriedade.

Outras atrações – No centro da cidade, se destacam a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construção barroca de 1827, e o Museu Histórico, que conta a trajetória de Itatiba. Porém, a cidade é mais conhecida por abrigar o maior zoológico particular do Brasil, com 500 mil m² e mais de 1.200 animais de 180 espécies diferentes, o ZooparqueEm agosto de 2020, ele reabriu com uma atração muito mais interessante e ética: um Museu de História Natural com réplicas de fósseis de dinossauros brasileiros (saiba mais aqui).

Localização – A 31 km de Campinas e 84 km de São Paulo.