logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Saiba mais sobre as moscas-das-frutas

As moscas-das-frutas tefritídeas atacam diversas frutas e legumes e causam grandes perdas de produção, pois os danos são decorrentes do desenvolvimento de larvas na parte comestível, inviabilizando o consumo. Com o objetivo de proteger a produção comercial é intensificado o uso de inseticidas, principalmente próximo ao período de colheita, fase em que as moscas-das-frutas são mais abundantes.

Diante dos impactos socioeconômicos ambientais dessas pragas, inclusive quanto a restrições fitossanitárias de importação, os órgãos de defesa sanitária vegetal em todo mundo têm programas ativos de detecção e erradicação para impedir a entrada de novas espécies. São mais de de 4000 espécies de tefritídeos, distribuídos em 481 gêneros, com cerca de 250 espécies de importância econômica. No Brasil, as espécies de importância pertencem aos gêneros Anastrepha, Ceratitis, Rhagoletis e Bactrocera. No sul do Brasil a espécie Anastrepha fraterculus é a mais comum, causando danos em macieiras, pessegueiros, macieiras, videiras e frutíferas cítricas.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola – Cidasc, mediante solicitação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa, monitora a Bactrocera carambolae, praga quarentenária presente apenas nos estados do Amapá, Pará e Roraima, onde há programa de erradicação da praga.

Plantas hospedeiras
Diversas frutíferas nativas e cultivadas. Em relação a Bactrocera carambolae são mais de 30 hospedeiras reconhecidas pela Instrução Normativa nº 38/2018.

Alternativas de controle:
→ Não deixar frutos maduros caídos no solo;

→ Ensacamento de frutos;

→ Proteção do pomar com plástico ou tela;

→ Captura massal;

→ Isca tóxica.

Monitoramento:
O monitoramento é feito com o uso de armadilhas feitas de garrafas PETs ou armadilhas do tipo McPhail, além da Jackson contendo feromônio sexual específico, utilizada para Ceratitis capitata e Bactrocera carambolae. O monitoramento é de extrema importância para acompanhar a flutuação populacional da praga que auxilia a tomada de decisão para o controle.

as informações são da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc)

Fonte: Agrolink