logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Terra da pitaya prepara evento da colheita

Terra da pitaya prepara evento da colheita

Roberto Aroldi investiu em área com 2 mil pés de pitaya. Produtor comemora qualidade da fruta e perspectivas de mercado

A produção de pitaya é uma das apostas de diversificação no campo e também alternativa ao turismo em Sério. Para reforçar essa característica, o governo municipal, através de projeto de lei atribuiu à cidade a denominação de Terra da Pitaya e Serra dos Vales.

Entre as atividades previstas para divulgar o potencial local, ocorre nos 18, 19 e 20 de fevereiro a primeira edição da Agrofeira e Colheita de Pitaya. O evento contempla a visitação em propriedades, venda de produtos agrícolas e atrações culturais.

A fruta destaque da feira começou a ser produzida com finalidade comercial há quatro anos. Os 8 produtores cultivam 12 mil plantas e estimam colher 50 toneladas de pitaya no ciclo atual. Roberto Carlos Aroldi é um dos pioneiros na atividade em Sério e destaca os bons rendimentos.

Aroldi possui área com 2 mil pés de pitaya e iniciou a colheita da primeira florada. Ao todo, são até 7 etapas durante o verão. Apesar da preocupação com os efeitos da estiagem sobre a fruta, até o momento os resultados são animadores e a qualidade se equipara a outras colheitas.

O produtor investiu cerca de R$ 20 mil em 2019 na aquisição de mudas, postes e preparo do solo. “Não tem segredo, é uma planta de fácil manejo, apenas tem de ficar de olho nos insetos e na polinização”, orienta Aroldi.

O processo é manual e Aroldi faz o cruzamento das duas variedades, a branca e roxa. “A flor abre somente à noite durante três dias, é esse o momento de polinizar”, comenta. “É uma planta que gosta de sol e umidade. O ideal é dez horas de sol ao dia”, revela o produtor.

Sobre o evento – A comissão organizadora fará em 4 de fevereiro o lançamento oficial da Agrofeira. O evento destinado a líderes regionais e imprensa busca apresentar uma prévia das atrações programadas para os três dias de feira.

Conforme o prefeito Moisés de Freitas, a relação de Sério com a pitaya é especial. “Queremos mostrar melhor à comunidade da região os benefícios da fruta e também nosso envolvimento com a atividade.”

Ainda de acordo com Freitas, também estão confirmados shows como Elton Saldanha, Diego Rodrigues e Kleber Oliveira. A estrutura da feira será montada no complexo do ginásio poliesportivo municipal. Não haverá cobrança de ingresso. Pitaya em Sério: produtores – 12 mil plantas – 50 toneladas/safra

*AHora – Lajeado/RS