logo-abrafrutas
 - 
English
 - 
en
Portuguese
 - 
pt
Spanish
 - 
es
[gt-link lang="en" label="English" widget_look="flags_name"]
[gt-link lang="es" label="Españhol" widget_look="flags_name"]

ENTRE EM CONTATO

+55 61 4042-6250

Uva/Cepea: Exportações brasileiras têm crescimento significativo em 2021

O ano de 2021 foi marcado por ótimo desempenho das exportações brasileiras de uva. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram arrecadados US$ 155,9 milhões entre janeiro e dezembro, alta de 43% em relação ao ano anterior, com envios chegando à marca de 76,6 mil toneladas, crescimento de 55,6% na mesma comparação.

No geral, merece destaque o desempenho do primeiro semestre, período em que, anteriormente, os volumes eram pouco expressivos. O segundo semestre de 2021, por sua vez, foi muito desafiador para as exportações de uvas frescas, tanto em relação às diversas dificuldades logísticas relacionadas à falta de contêineres, quanto à baixa demanda europeia durante o mês de setembro – período em que é esperado um bom escoamento. Com a janela de embarques reduzida, os envios da segunda metade do ano se concentraram nos meses de outubro e novembro, mas o volume de uvas de mesa brasileiras comercializado na ocasião foi 41,1% maior que no mesmo período de 2020.

Com o mercado interno desaquecido e a valorização do dólar e do euro frente ao Real, a exportação pode continuar como um segmento atraente em 2022. Porém, produtores do Vale do São Francisco (PE/BA) devem ter um desafio adicional: o cenário climático deste ano – que pode limitar o volume e a qualidade das frutas disponíveis, principalmente no primeiro semestre.

Fonte: Cepea/Hortifruti